Tecnologias fundamentais para um Data Center eficiente

0

A eficiência do Data Center é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Por isso, estes profissionais devem estar sempre conectados às novidades que o mercado oferece para criar um ambiente adequado às necessidades do cliente. Aumentar o desempenho, reduzir os gastos e minimizar problemas futuros devem ser os objetivos principais, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível.

O primeiro passo para o sucesso da nova estação é ter um projeto adequado: é durante a sua concepção que são escolhidas as técnicas que vão ajudar a melhorar a eficiência energética. Definir com clareza o sistemas de energia de alta performance e de condicionamento evitam desperdício e geram uma economia de até 50% do gasto energético total.

Das soluções atuais para Micro DC e DC Container, por exemplo, conseguimos dimensionar o sistema de condicionamento de ar isolando os corredores quente e frio. Com isso, ele fica mais eficiente e pode-se chegar a uma redução de até 25% do gasto com energia. Também existem sistemas, como o Pré Fab Data Center que, além disso, utilizam recursos adicionais como pintura nano térmica e telhado verde para atenuar ainda mais o calor gerado pelo ambiente diminuindo a carga de energética necessária.

Mas todos sabem que nem sempre o orçamento é compatível com o projeto. Nestes casos, é mais plausível optar por soluções modulares que permitam o crescimento de acordo com a demanda da empresa. Eles são fáceis de transportar em um curto espaço de tempo, gerando economia nos custos com o transporte e construção da infraestrutura. Assim, o investimento é feito sempre de forma eficiente, com os melhores equipamentos e, consequentemente, melhores resultados.

Por fim, a contratação para execução no regime de turn-key (quando é contratada uma só empresa para realizar todo serviço, do projeto à implantação) auxilia no processo e garante o bom funcionamento da nova estação. Isso porque são inúmeros sistemas que trabalham em conjunto e é preciso uma integração total para ter um Data Center com boa performance.

Daniel Fazenda Freire, engenheiro Civil e diretor das empresas D2F Engenharia e TIER4 Intelligent Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.