A IBM anunciou nesta sexta-feira, 15, que adquiriu a IRIS Analytics, empresa especializada em análises em tempo real para combate a fraudes de pagamento. A empresa fornece um mecanismo de análise em tempo real que aproveita a aprendizagem de máquina para gerar modelos rápidos de detecção de fraudes. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.
Segundo a empresa, a ferramenta age como um "analista virtual" para ajudar a identificar novos padrões de fraude, aplicando modelos de aprendizado de máquina para ajudar os analistas a detectar fraudes e agir rapidamente para ajudar a reduzir os eventos fraudulentos.
As técnicas de detecção de fraude existentes são limitadas pela dependência de modelos especializados, tornando-as uma "caixa preta" que são difíceis de entender, explicar e se adaptar. "A abordagem de computação cognitiva desencadeia um novo paradigma na luta contra a fraude", disse Alistair Rennie, gerente geral de soluções para a indústria da IBM em um comunicado.
O sistema da IRIS é usado por bancos e empresas de processamento de pagamentos em todo o mundo. "Como a indústria de pagamentos evolui com métodos novos de pagamentos, tais como chip, PIN e pagamentos móveis, a capacidade das instituições financeiras para fazer tomar decisões com precisão sobre o que é suspeito e que é legítimo antes do pagamento é extremamente necessário", disse Constantin von Altrock, CEO da IRIS Analytics. "A combinação da tecnologia da IRIS com recursos de combate a fraudes da IBM vai gerar uma solução abrangente para a prevenção de fraudes, em tempo real."