Foi em 2000, em uma grande empresa nacional, que iniciei minha carreira, como assistente de RH. Naquela época, a área de recursos humanos avançava fortemente para o conceito de desenvolvimento de colaboradores, deixando para trás a definição burocrata de departamento pessoal e direcionando seus esforços e olhares para as pessoas. Eu me lembro de que uma das maiores dificuldades era fazer com que as novas iniciativas chegassem aos colaboradores alocados em todo o Brasil.
Confesso que, olhando para trás, o desafio era maior do que eu julgava. Mas, 17 anos depois, a tecnologia torna palpável o que, antes, parecia impossível. Não só atuo como líder de RH, mas também exerço essa profissão em uma empresa de tecnologia da informação. Isso me faz sentir cada vez mais encantada com a realidade que a TI propicia à minha área, a partir do uso de soluções de colaboração, mobilidade e Internet das Coisas (Internet of Things,ou Iot), tornando-a mais forte, inovadora e motivadora.
A transformação é evidente não apenas na estratégia das corporações, mas também na gestão de pessoas. A mobilidade e a computação em nuvem permitem aos colaboradores trabalhar de maneira virtual, fornecendo às empresas o acesso às capacidades adequadas, onde quer que estejam.
A nova geração traz demandas que tornam a transformação digital um movimento essencial, rápido e dinâmico. O que, da perspectiva de RH, nos faz refletir sobre como receber e motivar um time que não consegue ficar offline. De acordo com estudo da Robert Half, em 2020, 20% dos colaboradores serão da geração Z – jovens que cresceram com a tecnologia, buscam equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, são imediatistas, muito inteligentes e criativos.
A transformação da área do RH em uma função empresarial estratégica continua avançando de forma favorável e, assim, continuará durante os próximos anos. O processo implica em uma interação mais profunda e abrangente entre o CIO, o RH e as unidades de negócios, com o intuito de melhorar o desempenho e a análise da gestão de talentos com o uso estratégico da tecnologia.
Mas como é possível, afinal, transformar uma área humana com tecnologia? A resposta é: de diversas formas. É possível receber, gerir, inspirar e motivar o colaborador fazendo uso dessa gama de oportunidades, acompanhando e direcionando as equipes de maneira muito mais próxima. Por exemplo: soluções de IoT, que vêm sendo largamente aplicadas em ambientes hostis, facilitando a comunicação, aumentando a segurança e possibilitando melhorias na qualidade de vida no trabalho. Além disso, a TI nos serve de meio para criar um vínculo de confiança e de transparência entre empresa e colaborador.
Sou apaixonada por RH e por tecnologia, é verdade. E tenho um bom motivo para isso: as ferramentas de colaboração me fizeram esquecer as barreiras que, um dia, foram um grande problema, uma limitação de nossa capacidade de mostrar aos colaboradores o quanto eles são importantes, mesmo que estejam longe. A comunicação e integração tornaram-se rápidas, fazendo com que o relacionamento seja cada vez mais transparente e eficiente.
A tecnologia não traz prejuízo algum à essência de Recursos Humanos. Pelo contrário, a combinação desses dois poderosos instrumentos vem transformando os atuais modelos de gestão, tornando-nos ainda mais próximos, ainda mais…humanos!
Soraya Meszaros, gerente de Recursos Humanos da 2S Inovações Tecnológicas.