Como a união entre Recursos Humanos e TI nos fez melhores

0

Foi em 2000, em uma grande empresa nacional, que iniciei minha carreira, como assistente de RH. Naquela época, a área de recursos humanos avançava fortemente para o conceito de desenvolvimento de colaboradores, deixando para trás a definição burocrata de departamento pessoal e direcionando seus esforços e olhares para as pessoas. Eu me lembro de que uma das maiores dificuldades era fazer com que as novas iniciativas chegassem aos colaboradores alocados em todo o Brasil.

Confesso que, olhando para trás, o desafio era maior do que eu julgava. Mas, 17 anos depois, a tecnologia torna palpável o que, antes, parecia impossível. Não só atuo como líder de RH, mas também exerço essa profissão em uma empresa de tecnologia da informação. Isso me faz sentir cada vez mais encantada com a realidade que a TI propicia à minha área, a partir do uso de soluções de colaboração, mobilidade e Internet das Coisas (Internet of Things,ou Iot), tornando-a mais forte, inovadora e motivadora.

A transformação é evidente não apenas na estratégia das corporações, mas também na gestão de pessoas. A mobilidade e a computação em nuvem permitem aos colaboradores trabalhar de maneira virtual, fornecendo às empresas o acesso às capacidades adequadas, onde quer que estejam.

A nova geração traz demandas que tornam a transformação digital um movimento essencial, rápido e dinâmico. O que, da perspectiva de RH, nos faz refletir sobre como receber e motivar um time que não consegue ficar offline. De acordo com estudo da Robert Half, em 2020, 20% dos colaboradores serão da geração Z – jovens que cresceram com a tecnologia, buscam equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, são imediatistas, muito inteligentes e criativos.

A transformação da área do RH em uma função empresarial estratégica continua avançando de forma favorável e, assim, continuará durante os próximos anos. O processo implica em uma interação mais profunda e abrangente entre o CIO, o RH e as unidades de negócios, com o intuito de melhorar o desempenho e a análise da gestão de talentos com o uso estratégico da tecnologia.

Mas como é possível, afinal, transformar uma área humana com tecnologia? A resposta é: de diversas formas. É possível receber, gerir, inspirar e motivar o colaborador fazendo uso dessa gama de oportunidades, acompanhando e direcionando as equipes de maneira muito mais próxima. Por exemplo: soluções de IoT, que vêm sendo largamente aplicadas em ambientes hostis, facilitando a comunicação, aumentando a segurança e possibilitando melhorias na qualidade de vida no trabalho.  Além disso, a TI nos serve de meio para criar um vínculo de confiança e de transparência entre empresa e colaborador.

Sou apaixonada por RH e por tecnologia, é verdade. E tenho um bom motivo para isso: as ferramentas de colaboração me fizeram esquecer as barreiras que, um dia, foram um grande problema, uma limitação de nossa capacidade de mostrar aos colaboradores o quanto eles são importantes, mesmo que estejam longe. A comunicação e integração tornaram-se rápidas, fazendo com que o relacionamento seja cada vez mais transparente e eficiente.

A tecnologia não traz prejuízo algum à essência de Recursos Humanos. Pelo contrário, a combinação desses dois poderosos instrumentos vem transformando os atuais modelos de gestão, tornando-nos ainda mais próximos, ainda mais…humanos!

Soraya Meszaros, gerente de Recursos Humanos da 2S Inovações Tecnológicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.