Demanda de rede deve crescer ainda mais em 2019

0

Números crescentes de IoT e outros dispositivos conectados. Vídeo over-the-top (OTT) em TVs de locais fixos, bem como laptops e telefones. Backhaul sem fio em redes fixas. Ótica digital ampliando alcance e capacidade. O ano de 2018 inaugurou redes multiprotocolo, multiplataforma e multigigabit em um ritmo sem precedentes. E para os próximos 12 meses não há previsão de desaceleração. Este ano houve um enorme progresso em três áreas críticas:

Crescimento exponencial de banda larga: o aumento no número de assinantes de banda larga e a proliferação de dispositivos conectados resultaram em uma demanda de rede sem precedentes. Além disso, o número de dispositivos conectados por residência (em alguns casos, entre 20 e 30 em média) está superando rapidamente o número de dispositivos conectados por usuário, de acordo com o 2018 Connectivity & Entertainment Index (CEI). E não são apenas residências: os provedores de serviços viram um forte crescimento nos clientes comerciais este ano.

Desconectar-se virou mainstream: os guerreiros móveis deram lugar às massas móveis. E são igualmente exigentes: 89% das pessoas no mundo todo esperam conectividade constante, de acordo com o CEI. Desde o uso de pacotes de dados de celulares como hot spot de backup, quando a rede wi-fi, falha a acessar plataformas de streaming em nossas TVs fixas em vez de apenas em laptops e telefones. Os slogans de marketing "qualquer dispositivo a qualquer hora em qualquer lugar" se tornaram realidade. Em resposta, a ótica digital está ampliando o alcance e a capacidade das redes.

A migração de serviços gerenciados de empresas para residências: liderados por plataformas de serviços como Netflix e The Weather Channel, os serviços customizados, que antes eram exclusivos para redes corporativas, agora estão disponíveis para redes domésticas e dispositivos móveis. Da segurança residencial de alta qualidade aos primeiros adeptos da Internet das Coisas (IoT), as expectativas de nível empresarial chegaram à tecnologia residencial.

Preste atenção nas tendências abaixo, no próximo ano, à medida que as redes tornem possível um futuro mais flexível, e o atual mercado de US $ 8 bilhões se expanda para atender à crescente demanda:

Verdadeira integração entre as tecnologias de rede corporativa e residencial: redes multigigabit para uso residencial e empresarial estão chegando em paralelo, e tecnologias como a 802.11ax prometem ser as primeiras a mudar o roteiro da migração de tecnologia, começando nos lares para depois chegar às empresas. O provisionamento integrado sem fio e flexível promete seguir o mesmo caminho. Além disso, a capacidade absoluta aumentará. Já foram lançados serviços de 2 gigabits nos EUA e redes com capacidade ainda maior internacionalmente.

O aumento da verdadeira automação de rede, com mais inteligência e mais flexibilidade: os níveis de velocidade gigabit são caros. Pensando nisso, várias novas tecnologias tentarão reduzir os custos absolutos e operacionais e, ao mesmo tempo, aumentar a flexibilidade dos sistemas. Redes virtualizadas serão programadas para máxima personalização. Por sua vez, o big data fornecerá insights e análises para equilibrar as cargas de rede. Novas arquiteturas de acesso à rede buscarão aumentar a confiabilidade e a eficácia nas operações. Em alguns casos, surgirão arquiteturas de rede complexas que fornecerão o nível de escolha e controle para atender à demanda dos usuários mais exigentes.

Terceirização de gerenciamento de tecnologia de rede em uma escala muito maior: O gerenciamento desses custos e complexidades ultrapassará rapidamente os conjuntos de habilidades dos proprietários de empresas de pequeno e médio porte. À medida que a fibra ótica se expanda, as tarefas de gerenciamento de rede serão transferidas para os provedores de serviços. As redes definidas por software que oferecem acesso distribuído e licenciamento de banda larga e terminais vão se proliferar conforme tecnologias exigentes como PON, backhaul 5G, Metro Ethernet e uma lista de funções virtuais aparecerem em redes residenciais e corporativas.

Em suma, 2018 foi promissor em termos de desenvolvimento tecnológico na área de tecnologias. Certamente, muitas ferramentas que surgirão agora vão ter impacto no mercado de smart homes num futuro bem próximo. A tendência é que o próximo ano siga esse mesmo caminho conforme tecnologias como IoT, 5G e smart homes se popularizem e aumentem a demanda por redes estáveis, tanto corporativas quanto residenciais e móveis.

Dan Whalen, presidente da área de Nuvens e Redes da Arris International.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.