O futuro do trabalho é híbrido

0

Como será o futuro do trabalho? Essa é uma das principais perguntas do alto escalão das empresas especialmente nos últimos meses e em decorrência da pandemia gerada pela Covid-19. A adaptação repentina para o modelo Home Office fez com que o mercado corporativo corresse atrás de novas infraestruturas para conseguir trabalhar remotamente, o que provou ser possível. Esse formato deverá ser um dos componentes que teremos no "novo normal" após o surgimento da vacina, e os ambientes Cloud deverão ser a grande tendência em todas as áreas das companhias, abrindo um novo leque de oportunidades para soluções e ferramentas de aumento de produtividade.

Para 2021, companhias de todos os setores e tamanhos já começaram a avaliar como definir, para longo prazo, uma configuração que reúna o melhor dos dois mundos: presencial e remoto. Considerando importantes fatores como alternativas de estrutura, comunicação e jornadas, por exemplo, o caminho que irá prevalecer deve ser híbrido, com mais automação, flexibilidade e segurança, independentemente do local físico.

A descentralização do ambiente de trabalho foi a solução a curto prazo para mitigar os riscos impostos pelo Coronavírus, mas ela ajudou a abrir os olhos das empresas para um universo de possibilidades, rumo a uma nova cultura digital. Segundo pesquisa do Gartner, 82% dos líderes planejam continuar permitindo que seus colaboradores trabalhem de forma remota, ao menos uma parte do tempo. A descentralização e flexibilidade farão parte do cotidiano das empresas, já que 43% dos líderes indicaram que concederão aos funcionários dias flexíveis e 42% fornecerão horários flexíveis. 

Em um novo cenário híbrido, diversas soluções digitais se provam mais do que eficientes para tornar a ideia da diversidade de locais de trabalho realidade. Nessa mistura de ambientes, a tecnologia terá um papel ainda mais importante para assegurar processos colaborativos e a conexão entre os colaboradores. A automação robótica de processos (RPA – Robotic Process Automation), por exemplo, será uma importante aliada das equipes, automatizando atividades rotineiras e possibilitando que os profissionais direcionem o foco para as ações mais estratégicas. Pesquisas indicam que o faturamento do segmento de RPA aumentará 19,5% em 2021 e continuará a crescer a taxas de dois dígitos até 2024. A Inteligência Artificial também complementará o trabalho humano de forma cognitiva em diversas áreas que exigem um trabalho mais capacitado. A tecnologia ajudará a tornar as atividades realizadas em conjunto com os trabalhadores muito mais eficazes e rápidas. Pessoas e máquinas trabalharão mais juntas do que nunca.

Das tecnologias mais avançadas às mais rotineiras, é importante que as empresas estejam atentas à necessidade de integração das soluções digitais para realizarem uma conexão efetiva entre os diferentes espaços de trabalho e os colaboradores. O uso de Nuvem aliada à segurança cibernética, por exemplo, é essencial. Enquanto a Cloud armazena informações e aplicações da empresa e as torna acessíveis independentemente de local, dispositivo ou horário, as soluções de segurança monitoram e protegem os dados e sistemas de acessos indevidos e perigosos para os negócios. Diversas outras tecnologias, como virtual desktops, software de automação de escritório e sistemas corporativos de apoio à operação, além de conectividade e ferramentas de comunicação e colaboração, todas integradas, também tornarão essa mudança possível, mais fácil e efetiva. 

O modelo híbrido de trabalho levará mais produtividade e resultados às empresas, além de qualidade de vida para as pessoas. A descentralização do ambiente do trabalho será responsável por uma revolução no modo como as organizações e seus funcionários enxergam e executam suas funções, se relacionam e planejam o futuro. As barreiras físicas e tecnológicas não existem mais e o trabalho pode ser desenvolvido de uma maneira muito mais inovadora, com a ajuda da integração de soluções digitais. Além disso, os líderes poderão aproveitar o momento para ampliar os conceitos de TI dentro das companhias para ajudar os colaboradores a adotarem rapidamente novas tecnologias de acordo com suas habilidades e competências. 

No pós-pandemia, veremos uma verdadeira transformação organizacional, impulsionada pelo avanço das tecnologias, uma nova forma de enxergar a liderança e pela união das experiências positivas das mais variadas formas de trabalhar. Esse é um cenário bastante promissor para as corporações que buscam investir em inovação e mostrará, mais uma vez, como a digitalização é fundamental para transformar os negócios e a vida das pessoas. Definitivamente, estamos na era da conexão que pode ocorrer a partir de qualquer lugar, dispositivo ou hora. Como dizia Steve Jobs, o melhor ainda está por vir.

Mario Rachid, diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.