Qual o futuro do varejo pós-pandemia?

0

A pandemia e a crise econômica mudaram completamente os hábitos dos consumidores. Devido ao isolamento social, as pessoas foram obrigadas a utilizar exclusivamente os canais digitais para realizar as suas compras. Com isso, o comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre janeiro e novembro, as compras realizadas online cresceram 70,3% em comparação com 2019. Já o faturamento atingiu a marca de R$ 115,32 bilhões, 69,6% a mais que o ano passado.

Com a alta demanda, os empreendedores também tiveram que se adaptar e migrar a sua loja para o e-commerce. O estudo ainda mostra que foram criados 150 mil novos canais de vendas online neste período de pandemia, enquanto a média mensal era de 10 mil. Esses dados indicam que o setor tem passado por uma grande transformação. Mas, qual o futuro do varejo pós pandemia?

Com certeza, pode-se afirmar que ele será muito mais digital e focado na experiência do cliente. O comércio eletrônico vai ter um papel importante nesse processo de mudança e as redes sociais ganharão força nos próximos anos. Isso porque as marcas já perceberam que elas devem se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e migrar para onde eles estão.

Para tanto, é preciso estudar muito bem o seu mercado e entender o perfil dos consumidores que pretendem alcançar. Com essas informações em mãos, os lojistas terão a oportunidade de oferecer um atendimento customizado e humanizado. E, estar sempre a frente a concorrência, que está mais acirrada principalmente no ambiente digital.

Além disso, o cliente também mudou. Ele está mais empoderado, buscando experiências cada vez mais completas e ainda escolhendo marcas que tenham responsabilidade social. Dessa maneira, é muito importante que as empresas, além de disponibilizarem produtos e serviços de qualidade, se preocupem também com questões relacionadas a sustentabilidade e causas sociais. Isso poderá ser determinante na escolha de uma loja.

Diante desses insights, concluo que a chave para o sucesso é colocar o cliente no centro dos negócios. Oferecer um atendimento personalizado é um diferencial competitivo para as lojas e já se tornou uma condição de sobrevivência para o comércio varejista. Isso fará toda a diferença. Por isso, ou mude ou mude. Não há outra escolha. Pense nisso!

Jefferson Araújo, CEO na Showkase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.