Justiça alemã garante ao Facebook direito de proibir perfis anônimos

0

Um tribunal do norte da Alemanha negou pedido feito por uma agência reguladora para abertura de ação judicial contra o Facebook. O órgão de proteção de dados do estado de Schleswig-Holstein (ULD, na sigla em alemão) tentava aplicar a legislação nacional de proteção de identidade contra a rede social, garantindo aos cidadãos alemães o direito de criar perfis anônimos no site, hoje proibidos pelas políticas da empresa.

Segundo comunicado divulgado pela ULD, a Justiça decidiu que a lei não se aplica ao caso porque o Facebook tem sua sede europeia na Irlanda, logo, as leis alemãs dão lugar às regras irlandesas. O argumento da acusação era que o Facebook deveria ser enquadrado como serviço de mídia, portanto deveria dar a possibilidade aos internautas de acessar o conteúdo com um pseudônimo. A agência classifica o parecer oficial da Justiça como “incrivelmente contraditório” e deve recorrer da decisão na Suprema Corte Administrativa, cujo prazo é de duas semanas.

Em nota enviada ao TechCrunch, o Facebook comemorou a decisão da corte. “Acreditamos que este é um passo na direção correta. Esperamos que nossos críticos entendam que é papel de cada serviço determinar suas próprias políticas sobre anonimato, dentro das leis governamentais — para o Facebook na Irlanda, a lei europeia e a lei irlandesa de proteção de dados”, diz o comunicado. A rede social definiu ainda a solicitação da ULD como “sem mérito”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.