Patrimônio Nacional da Espanha digitaliza acervo histórico

0

A everis, consultoria espanhola do grupo japonês NTT DATA, anunciam que venceram a concorrência pública para o desenvolvimento de solução tecnológica que arquivará digitalmente cerca de cinco milhões de itens históricos e artísticos do Patrimônio Nacional da Espanha — instituição responsável pela conservação do legado da coroa espanhola. O projeto, com duração de dois anos, utilizará a solução AMLAD —  Advanced Museum Library Archives Deposit —, uma plataforma de digitalização, conservação e publicação de arquivos, que será responsável pela integração e gerenciamento de coleções hospedadas em cinco repositórios do patrimônio nacional.

AMLAD servirá de plataforma para processar, armazenar, gerenciar e arquivar digitalmente, de maneira centralizada, obras de arte, mapas, partituras musicais, fotografias, cartas, manuscritos e arquivos. A NTT DATA já desenvolveu um projeto similar em parceria com a Biblioteca Apostólica do Vaticano, iniciado em 2014, para digitalizar seus arquivos manuscritos, totalizando cerca de 82.000 amostras e 41 milhões de páginas.

O mecanismo de metabusca do AMLAD permitirá uma pesquisa eficiente, bem como a recuperação de itens armazenados em cinco repositórios, que estarão interconectados por meio deste projeto. São eles: Arquivo Histórico do Palácio, Inventário dos Bens Históricos e Artísticos, Restauração, Arquivo Fotográfico do Palácio, Biblioteca Real e Biblioteca Real de El Escorial.

O projeto é coordenado pela sede do Palácio Real, junto com o escritório da everis, em Madrid, e pela sede da NTT DATA, em Tóquio, e já teve no mês passado e tem previsão de término em 2018. Inicialmente, a otimização tecnológica permitirá que os profissionais do Patrimônio Nacional da Espanha acessem todas as coleções do acervo digitalmente, mas, eventualmente, o público também terá acesso.

De acordo com Roberto Garcia Godoy, sócio da área de Tecnologia da everis Brasil, esta plataforma pode ser replicada não só no Brasil, como em diversos países. "Além da digitalização de todo o acervo, ela possibilita uma eficiente integração e gerenciamento de acervos histórico em repositórios digitais, preservando, dessa forma, grandes tesouros culturais", afirmou o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.