Publicidade
Início Notícias Gestão TCU tem nova versão de sistema para prestação de contas públicas

TCU tem nova versão de sistema para prestação de contas públicas

0
Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizará, a partir desta segunda-feira, 15, a nova versão do e-Contas, sistema que gerencia a recepção das contas anuais dos órgãos e entidades da administração pública federal.

Entre as inovações da nova versão destaca-se a melhoria em algumas operações e no fluxo do processo de trabalho para se atender as necessidades de gestores, unidades de controle interno, autoridades supervisoras e unidades técnicas do próprio TCU. Também são novas a criação de formulário eletrônico estruturado para inserção de informações sobre rol de responsáveis e a estruturação do mapeamento de unidades gestoras e órgãos do Siafi para cada unidade prestadora de contas (UPC).

Os custos relacionados à prestação de contas serão reduzidos e a utilidade das informações poderá ser potencializada por meio de análises automáticas. Contribuirá para essa melhoria o fato de que o e-Contas, em versões futuras, coletará informações orçamentárias e financeiras diretamente da base dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tais como o Siafi.

Para a divulgação da nova versão do e-Contas e também dos procedimentos relacionados à prestação de contas de 2015, que se iniciará neste mês, o TCU promoverá vários encontros em Brasília, com transmissão para os Estados via streaming e internet (YouTube). Nos dias 17, 18 e 22 de fevereiro, os encontros serão direcionados a gestores e servidores dos órgãos federais que prestam contas ao TCU, bem como a órgãos de controle interno e ministérios.

O sistema e-Contas teve sua primeira versão disponibilizada em março do ano passado. Os trabalhos nessa primeira etapa abrangeram um universo de mais de 4 mil usuários das unidades prestadoras de contas, órgãos de controle interno, órgãos supervisores e unidades técnicas do TCU. Além da melhoria da gestão do fluxo das informações, foi observada a racionalização do processo de trabalho, com a eliminação de grande volume de papel.

Entre os usuários do e-Contas, 98% são externos ao tribunal, o que caracteriza esse sistema como de utilidade para a administração pública federal e não somente para uso interno do TCU.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile