Presidente da Microsoft pede "convenção de Genebra Digital" para discutir cibersegurança

0

O ano passado testemunhou não apenas o crescimento do cibercrime, mas uma proliferação em ataques cibernéticos que é novo e desconcertante. Isto incluiu não só os ataques cibernéticos montados para o ganho financeiro, mas novos ataques entre nações. Como engenheiros e outros funcionários em todo o setor de tecnologia se encontram em São Francisco, precisamos perguntar-nos qual deve ser a nossa resposta deve ser.

Brad Smith

Foi desta forma que o presidente  e Chief Legal Officer da Microsoft, Brad Smith, apresentou a proposta de criação de uma "convenção em Genebra" para discutir o cibercrime, durante a conferência da empresa RSA, em São Francisco, EUA. Segundo o executivo é preciso reconhecer que nenhum passo por si só será suficiente para resolver este problema. "É claro que cada uma de nossas empresas precisa continuar a fazer mais para proteger e defender nossos clientes em todo o mundo, e na Microsoft estamos focados em fazer precisamente isso", disse ao reconhecer o empenho de toda a indústria. Porém, Smith defende que chegou o momento de apelar aos governos do mundo para implementar regras internacionais para proteger o uso civil da Internet.

Assim como a Quarta Convenção de Genebra há muito protegeu os civis em tempos de guerra, precisamos agora de uma Convenção Digital de Genebra que comprometa os governos a proteger os civis dos ataques do Estado-nação em tempos de paz. E assim como reconheceu que a proteção dos civis exigia o envolvimento ativo da Cruz Vermelha, a proteção contra ciberataques do Estado-nação requer a assistência ativa das empresas de tecnologia.

"O setor desempenha um papel único como os primeiros responsáveis da Internet e, portanto, devemos nos comprometer com ações coletivas que tornarão a internet um lugar mais seguro, afirmando um papel como uma Suíça digital neutra que auxilia clientes em todos os lugares e mantém a confiança do mundo", prescreveu Smith.

Ele também citou que estima-se que a perda econômica estimada com o cibercrime chegue a US$ 3 trilhões até 2020. No entanto, à medida que esses custos continuam a subir, os danos financeiros são ofuscados por riscos novos e mais amplos.

"De repente nos encontramos vivendo em um mundo onde nada parece fora dos limites dos ataques do estado-nação. Conflitos entre nações já não estão confinados ao solo, mar e ar", alertou.

Segundo o executivo, há riscos crescentes de os governos tentarem explorar ou até mesmo usar o software para atingir objetivos de segurança nacional, e os investimentos governamentais em crimes cibernéticos continuam a crescer.

Para a Microsoft, em termos fundamentais, este novo plano de batalha é diferente daqueles do passado. Começa com o fato de que o ciberespaço não existe de forma claramente tangível no mundo físico. Mas, além disso, o ciberespaço é de fato produzido, operado, administrado e protegido pelo setor privado. Os governos, obviamente, desempenham todos os tipos de papéis críticos, mas a realidade é que os alvos nessa nova batalha – de cabos submarinos a data centers, servidores, laptops e smartphones – de fato são propriedade privada de civis.

Há uma conseqüência adicional que resulta de tudo isso. O setor de tecnologia atua hoje como os primeiros respondedores aos ataques do estado-nação na internet. Um ciberataque por um estado-nação é encontrado inicialmente não por uma resposta de outro estado-nação, mas por cidadãos particulares.

Atualmente, o e-mail está no centro da batalha contra a cibersegurança, uma vez que 90% de todo o hacking começa com um ataque de phishing por e-mail. Refletindo essa importância, no ano passado, a Microsoft adicionou a Proteção Avançada de Ameaças para o Microsoft Exchange Online. Isso identifica malware reconhecível e padrões de código suspeitos em e-mails e interceptá-los antes que eles possam fazer danos.

"Em seguida, adicionamos o Office 365 Threat Intelligence para fornecer às empresas informações sobre os principais usuários, a frequência de malware e as recomendações de segurança relacionadas ao seu negócio. E na semana passada adicionamos novos recursos de gerenciamento de dados para o Office 365 que incluem alertas que serão enviados automaticamente aos usuários quando alguém tentar copiar e baixar sua caixa de entrada", explicou Smith.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.