Publicidade
Início Comunicações Mobile Serviços de telecomunicações fecham 2016 com queda de 3,4%

Serviços de telecomunicações fecham 2016 com queda de 3,4%

0
Publicidade

O volume de serviços de informação e comunicação caiu 1,7% em dezembro em relação ao mês anterior, com destaque para serviços de TI, que recuaram 5,9% no mês. Serviços de TIC (-1,6) e telecomunicações (-0,8%) recuaram menos, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 15, pelo IBGE. No ano, a queda ficou em 3,2%, enquanto os serviços de TIC encolheram 2,6% e de telecomunicações recuaram 3,4%. A queda mais acentuada ficou com os serviços audiovisual, de edição e agências de notícias, que despencaram 7,1%. Os serviços de TI tiveram resultado positivo em 0,1%.

Na comparação com dezembro de 2015, os serviços de informação e comunicação encolheram 6,5%, sendo que os de TIC recuaram 6,1% e os de telecomunicações, 5,4%. Os serviços de TI, na comparação anual, caíram 7,6% e de audiovisual, de edição e agências de notícias, 9,2%.

Segundo o IBGE, no quarto semestre de 2016, ante o terceiro trimestre do mesmo ano, o recuo de 3,8% registrado no segmento de serviços de informação e comunicação, segmento que representa 35,7% do setor de serviços, contribuiu de forma mais expressiva para a retração observada no setor como um todo. Neste aspecto ressaltam as retrações de 3,2% em telecomunicações, 4,2% em serviços de tecnologia da informação e 5,5% em serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias.

O volume do setor de serviços como um todo apresentou, no mês de dezembro, crescimento de 0,6% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. No confronto com igual mês do ano anterior, o setor registrou queda de 5,7%, a maior para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012. A taxa acumulada no ano de 2016 ficou em -5%.

A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou em -0,1%. A receita para serviços de informação e comunicação caiu, em dezembro, 2,9% em relação a novembro. Para serviços de TIC, a queda da receita foi de 2,5% e de 0,9% para serviços de telecomunicações. Já a receita dos serviços de TI despencaram 6,6% no período, enquanto que os serviços de audiovisual, de edição e agências de notícias tiveram receita positiva em 1,7%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile