Publicidade
Início Blogueria Desmistificando a portabilidade: saiba como fazer

Desmistificando a portabilidade: saiba como fazer

0
Publicidade

A portabilidade é um direito que o consumidor tem em manter o seu número de telefone ao trocar de endereço ou operadora dentro da mesma área, ou seja, DDD para celular e município para fixo. Ele é garantido pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que regula o setor no Brasil. Só no ano de 2017, foram portados 5,8 milhões números. A taxa de efetivação foi de 83,3% no ano, segundo dados do portal Teleco.

Com o aumento da concorrência entre as operadoras, comparar preços de planos de celular e telefone fixo se tornou uma ótima oportunidade para economizar, sem a preocupação de perder o número. Esse é justamente o propósito do Melhor Escolha, plataforma online de comparação de planos e preços, ajudar as pessoas a encontrarem um plano que atenda sua necessidade com o melhor custo possível.

Um ponto importante é entender que o pedido da portabilidade deve ser feito para a operadora que você quer migrar e não para a sua atual. O processo normalmente é gratuito, mas vale lembrar que fica a critério da operadora aplicar uma taxa de até R$ 4 por solicitação.

Diante de todo esse cenário, listei algumas informações que acredito serem essenciais para ajudar quem deseja realizar a portabilidade visando bons planos e benefícios:

  1. Escolha o plano e a operadora para qual quer fazer a portabilidade;
  2. Caso você queira fazer a portabilidade de um plano pós-pago ou telefone fixo, verifique se o prazo de fidelidade do seu pacote ainda está valendo. Dessa forma, ao efetuar a mudança você evitará de pagar multas contratuais;
  3. Não cancele seu plano com a operadora atual! A linha precisa estar ativa para que o processo de portabilidade posso ser concluído com a nova operador;
  4. Faça o pedido de portabilidade pessoalmente, pela internet, telefone ou SMS. Anote o número do protocolo e a data em que será feita a portabilidade.
  5. É importante orientar que no dia e horário combinado para a portabilidade, seu telefone ficará sem funcionar por até duas horas, este é o período de transição. Depois disso, seu pedido estará concluído com sucesso e você poderá aproveitar e usufruir dos benefícios do pacote escolhido.

Por fim, é importante pontuar que a portabilidade pode ser negada, caso seu número se enquadre nas seguintes condições:

  • Quando os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos;
  • Se houver em andamento outra solicitação para o mesmo número;
  • Se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão;
  • Se o número for de serviço fixo e o pedido for para o serviço móvel ou vice-versa;
  • Não podem ser negados pedidos por questões financeiras que estejam pendentes com a operadora doadora do número.

Gabriela de Godoy,  co-fundadora do MelhorEscolha.com, site de comparação de planos de TV por assinatura, internet, telefone fixo e móvel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile