NRF 2018 mostra que IA já começou a transformar o setor. É hora de agir

0

Retornar após uma semana de imersão no varejo americano durante a NRF Big Show 2018 traz uma sensação mista entre empolgação e terror. Empolgação pelas oportunidades que se abrem para o uso de tecnologia no setor, e terror pelo fato de que o mercado brasileiro (salvo raras exceções) está ficando rapidamente para trás.

Em 2020 (é logo ali!), 85% das interações das marcas com os clientes nos EUA serão baseadas em Inteligência Artificial (IA). Com funções mais básicas já democratizadas por alguns fornecedores de soluções cloud, a IA permite, por exemplo, desenhar as novas coleções de vestuário de uma marca, a partir das informações das coleções anteriores, seu desempenho de vendas e as informações identificadas como tendências. O estande da IBM na NRF Expo mostrava um vestido da Tommy Hilfiger desenvolvido dessa forma, com alças que reagem à luz solar e padrões de tecido, corte e cores adaptáveis às demandas de cada micromercado.

Como disse o CEO da Levi's, JC Curleigh, logo na abertura da NRF 2018, é preciso ser simples na interação com os clientes para simplificar suas vidas, ao mesmo tempo em que é preciso ser muito sofisticado nos bastidores para lidar com a complexidade do mundo. Olhe para marcas como Apple, Google e Tesla, todas elas entregam produtos e serviços com interfaces simples, mas por trás disso existe uma grande complexidade para permitir a personalização e o conhecimento de quem é cada cliente.

Hoje os dados são mais valiosos que tudo, exceto as pessoas. O atendimento pessoal não desaparecerá, mas será transformado: aquele funcionário que tirava pedidos pode muito bem ser substituído por um self checkout ou pelo site da marca, mas a marca que entender que a tecnologia pode ser uma aliada para que o colaborador conheça melhor seu cliente e entregue uma experiência de compra memorável, terá grande vantagem em relação aos concorrentes.

Vale separar a realidade do que é promessa: a Inteligência Artificial é a ferramenta que permite conhecer os consumidores de forma individualizada baseada na infinidade de dados disponíveis e coletados nas interações de consumo. O cliente quer um varejo sob medida para ele, quer receber na loja o mesmo nível de personalização que recebe em um site, que sabe quem ele é e organiza a página de acordo com suas preferências. Soluções de Inteligência Artificial aplicadas ao varejo evitam, por exemplo, que o supermercado faça uma oferta de churrasco para um vegetariano, mas é possível ir muito além, identificando quais marcas, produtos e categorias aquele cliente consome e quais ele poderá vir a consumir, com base no comportamento de outros clientes com o mesmo perfil.

Bem-vindos à um mundo em que os clientes não estão mais procurando produtos, e sim os produtos procuram seus melhores clientes. O varejo precisa estar em toda parte (loja física, internet, celular), mas com o sortimento sob medida e precificação dinâmica. Só com tecnologia é possível fazer uma loja para cada cliente, com relacionamento personalizado.

É hora de transformar o "terror" do atraso no mercado brasileiro em oportunidades para se diferenciar da concorrência e ganhar mercado. O que você está esperando para começar?

Manuel Guimarães, CEO da Propz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.