Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) DHL e Unike aceleram controle de acesso que une medição de temperatura...

DHL e Unike aceleram controle de acesso que une medição de temperatura e reconhecimento facial

0
Publicidade

Para tornar o processo de medição de temperatura no ingresso a suas instalações mais ágil, preciso e seguro, a DHL Supply Chain e a Unike Technologies – FricTech que utiliza biometria para melhorar a experiência de consumo dos brasileiros – desenvolveram uma solução fastpass para triagem e controle de acesso a partir da aferição automática de temperatura por imagem e reconhecimento facial.

A solução dispensa contato humano, evita filas e agiliza em até 70% o tempo de ingresso em instalações, comparada à aferição analógica de temperatura que foi implementada juntamente com os protocolos adicionais de prevenção à COVID-19. Além disso, a vida útil dos termômetros a laser utilizados anteriormente vinha caindo com o uso intensivo, considerando a demanda diária de Centros de Distribuição que abrigam até 2 mil pessoas em diferentes turnos. A nova solução utiliza um terminal de corpo único especial com câmera de alta resolução integrada ao sistema de controle de acesso da DHL. A temperatura é aferida a partir de um segundo dispositivo no mesmo equipamento que verifica a radiação e mostra a temperatura com precisão de 0,5 C°. O terminal faz a triagem de forma dinâmica, indicando também se a pessoa está usando máscara.

Em caso de temperatura acima do estabelecido pelas normas de segurança, uma mensagem de aviso é indicada na cor vermelha no visor do terminal e uma mensagem via e-mail, SMS, Telegram ou WhatsApp é enviada ao responsável local. O equipamento é conectado via WIFI ou internet 4G, possibilitando a instalação em qualquer lugar que possua energia e abrigo para proteção de chuva, sol etc.

“Este projeto integrou duas demandas importantes nossas. Já vínhamos estudando formas de automatizar e aprimorar a segurança do controle de acesso de um lado e de outro as pistolas a laser tinham muitos problemas: vida útil baixa, necessidade constante de troca de pilhas e imprecisão na medição de temperatura devido manuseio, especialmente em dias muito frios ou muito quentes. A nova solução responde a tudo isso com eficiência e com a vantagem adicional de dispensar também a apresentação de identificação funcional para pessoas já cadastradas”, afirma Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.

A Unike customizou a plataforma tecnológica e desenvolveu o algoritmo de identificação facial exclusivo com base em inteligência artificial. “Desenvolvemos uma solução para a DHL que permitisse autonomia e visibilidade total, não somente o processo de aferição de temperatura, mas também cadastro de funcionários via um APP e avisos de mensageria automatizada – uma experiência ágil, integrada e segura”, comenta Anders Hartington, COO da FricTech.

A solução já está em funcionamento em dois Centros de Distribuição (CDs) em Cabreúva e Louveira, no escritório central da DHL Supply Chain em Campinas e, em breve, será implantada também em cerca de 100 pontos da DHL em todo o país

“A parceria com startups é uma parte importante de nossa estratégia de inovação. Elas trazem contribuições importantes em termos de um novo olhar para velhos problemas, agilidade de implantação e flexibilidade, a um custo competitivo. A DHL entra com seu conhecimento logístico, problemas reais a serem solucionados e escala, contribuindo também com o desenho do negócio e a sustentabilidade financeira. É uma relação de ganha-ganha que se mostrou mais uma vez bem-sucedida neste projeto. Inclusive, essa solução se tornou parte do portfólio da Unike, com isso a DHL acelera a inovação e ajuda a manter a engrenagem deste ecossistema”, finaliza Eduardo Nogueira, vice-presidente jurídico e head de inovação da DHL Supply Chain.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile