Estado do Amazonas faz a primeira emissão da NFC-e

0

Termina no segundo semestre o piloto do projeto da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), do qual participam Acre, Amazonas, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Terminada essa fase, a tendência é que a NFC-e seja adotada por todos os Estados e todas as cadeias de varejo em seus sistemas de automação de checkout.

Apontado como uma evolução da Nota Fiscal Eletrônica (NFe-), implantada em 2008, o documento fiscal foi emitido pela primeira vez este mês no Amazonas.

A NFC-e e a NF-e têm em comum a obrigatoriedade de um campo específico para o preenchimento do código de barras dos produtos, o GTIN (Numeração Global de Item Comercial).

A exigência é considerada benéfica ao consumidor brasileiro. O GTIN é uma espécie de identidade do produto: inserido nos códigos de barras que são identificados pelos sistemas de automação, facilita a gestão de produtos e sua rastreabilidade.

Além disso, estimula a automação na cadeia logística, pois consiste em uma numeração controlada mundialmente pela GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), entidade que participa do projeto da NFC-e.

Por se tratar de um processo eletrônico, a NFC-e facilita o registro de operações do varejo e padroniza procedimentos. Uma das vantagens para o consumidor é a segurança de arquivar eletronicamente suas notas, sem acumular.

O consumidor também pode acessar seu documento sempre que precisar, seja por um e-mail enviado pela empresa emissora da nota ou pelo website desta empresa, escaneando o QR Code – código de barras bidimensional que compõe o portfólio de padrões da GS1 – por intermédio de seu smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.