Publicidade
Início Notícias E-Commerce Busca de produtos cresce 811% de fevereiro a março

Busca de produtos cresce 811% de fevereiro a março

0
Publicidade

Dentre as datas que movimentam o mercado consumidor no Brasil, uma das que merece destaque no primeiro trimestre é o Dia do Consumidor, ou Dia do Cliente, como também se popularizou o dia 15 de março. E para entender melhor o aumento das buscas e do tráfego gerado na data, a Semrush, uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, fez um levantamento com dados do ano de 2020 analisando o perfil dos brasileiros, o aumento de tráfego em sites de e-commerces que oferecem ofertas nessas datas e quais os termos relacionados ao Dia do Consumidor que mais despertam interesse.

Sabemos que a pandemia representou algumas mudanças no perfil de compra dos brasileiros desde o ano passado, e se formos considerar esse momento pelo qual estamos passando, podemos analisar os números de janeiro de 2021, para prever um crescimento mais significativo ainda para a data neste ano. O tráfego no site da Americanas, o mais visitado, já estava na casa dos 212 milhões de visitas mensais em janeiro. Já o e-commerce da Magazine Luiza somou mais de 128 milhões nesse mesmo mês analisado, enquanto a Amazon alcançou 105 milhões. A previsão é de que o mercado esteja ainda mais aquecido que no ano anterior por dois motivos: o consumidor já está mais habituado a comprar online e confia no processo e também porque seguimos em medidas de isolamento para conter a propagação do vírus.

Trazendo um pouco do cenário em 2020, dentre os 3 principais e-commerces com mais tráfego em seus sites durante a análise feita no mês de março daquele ano, todos se tratam de marketplaces que tiveram crescimentos expressivos em visitas. O primeiro foi a americanas.com.br com mais de 198 milhões de acessos, seguido da magazineluiza.com.br com 94 milhões de buscas em março de 2020 e em terceiro lugar temos a amazon.com.br, com mais de 78 milhões de acessos.

Esses números em si já são muito expressivos para cada um dos e-commerces analisados na pesquisa, mas os dados ainda mostram o aumento significativo que a data do Dia do Consumidor causou no tráfego para cada um deles. Na Americanas, por exemplo, em fevereiro do ano passado, o tráfego para o site era de 135 milhões, bem abaixo do registrado em março, com as promoções e descontos oferecidos por eles. Assim como Magazine Luiza, que em fevereiro de 2020 registrou o número de 65 milhões, apenas 2 terços do que foi registrado no mês seguinte. E por fim, a Amazon somou 48 milhões em fevereiro de 2020, muito abaixo do que alcançou em março do mesmo ano.

“A busca por melhores preços e oportunidades para comprar um produto que sempre desejou faz com que o brasileiro movimente as buscas online nos e-commerces de grandes lojas. Neste momento é imprescindível que as lojas tenham um bom ranqueamento e coloquem as palavras chave para que os conteúdos sejam encontrados com facilidade, evitando que o usuário clique em sites que não fazem parte da loja e acabem caindo em golpes de compras falsas. A saúde de um site também é medida pela experiência que o consumidor tem ao navegar pelas abas, pelos conteúdos e promoções. É importante que ele seja direcionado de maneira assertiva para aquilo que ele busca”, pontua Fernando Angulo, head of Communications da Semrush.

O termo relacionado a data do Dia do Consumidor que mais movimentou o mercado durante o mês de março de 2020 foi ‘Procon’ com mais 368 mil buscas durante o período. Seguida de ‘promoção’ com mais de 201 mil buscas, é um dos maiores chamarizes para angariar clientes para essa data. Em terceiro lugar temos a busca por ‘Dia do Consumidor’, que em março de 2020 somou 165 mil buscas, e se compararmos a busca com o mês anterior, o crescimento foi de mais de 811%.

Em quarto lugar, o termo relacionado mais pesquisado foi ‘comprar’ com uma soma total de 110 mil. O quinto lugar é ocupado por ‘boleto’, uma das formas mais convencionais de se pagar uma compra, com o total de 60,5 mil buscas neste mês. Em sexto lugar temos um empate entre ‘cupom de desconto’ e ‘off’, em que primeiro é se refere a uma tendência de mercado que cresceu com os influenciadores digitais, que quando fazem parceria com as marcas sempre acabam por oferecer aos seus seguidores um cupom personalizado para que o usuário possa conseguir desconto naquela determinada loja; e o segundo é um termo em inglês que se popularizou no Brasil e representa uma porcentagem de desconto nos produtos selecionados e atrai consumidores interessados.

O sétimo lugar desse ranking é uma preocupação condizente com quem compra pela internet: o ‘frete’ que somou mais de 40 mil buscas em março de 2020. Seguido dele houve um empate com a soma de 33 mil buscas entre 3 termos relacionados a esse dia: ‘sale’ as ofertas, no termo em inglês; ‘direito do consumidor’ e ‘patrulha do consumidor’ sendo esses dois últimos as formas que o consumidor tem de se proteger caso haja alguma irregularidade nas compras e vendas dos materiais ofertados aos consumidores, tanto em sites quanto em lojas físicas.

Empatados também em nono lugar, temos ‘cashback’ – uma tendência que veio para ficar, onde o usuário compra um produto e acaba por receber certa quantia em dinheiro de volta, ou créditos para comprar na loja, e ‘caro’ somando cada um mais de 27 mil buscas. E por fim, o último termo relacionado é ‘cupom’ que somou mais de 22 mil buscas em março de 2020.

Confira o ranking completo:

1. Procon: 368 mil
2. Promoção: 201 mil
3. Dia do consumidor: 165 mil
4. Comprar: 110 mil
5. Boleto: 60 mil
6. Cupom de desconto: 49,5 mil
6. Off: 49,5 mil
7. Frete: 40 mil
8. Sale: 33 mil
8. Direito do Consumidor: 33 mil
8. Patrulha do Consumidor: 33 mil
9. Cashback: 27 mil
9. Caro: 27 mil
10. Cupom: 22 mil

*buscas mensais referente a março de 2020 no Brasil

“Técnicas de SEO acabam por ranquear melhor um site quando o usuário busca por descontos, ofertas e novidades. Quanto mais fácil de encontrar, maiores as chances de conseguir converter esse cliente na loja. É interessante observar esses comportamentos do usuário pois refletem diretamente os seus desejos e necessidades nesses períodos. E quem antes se adaptar a essa procura, terá melhores resultados em seus negócios e, principalmente, melhor atenderá e ajudará essas pessoas”, conclui Erich Casagrande, gerente de marketing Brasil da Semrush.

FORUM DE RELACIONAMENTO 

A TI INSIDE promove dias 30 e 31 de março, a 15ª edição do Fórum de Relacionamento e Atendimento ao Cliente, para discutir o novo cenário do atendimento e relacionamento com os consumidores, com a participação da Senacon e ANPD. Mais informações em www.forumderelacionamento.com.br , fone 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile