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SITA confirma ataque cibernético que pode ter afetado companhias aéreas

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A SITA confirmou através de comunicado oficial que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança de dados envolvendo certos dados de passageiros que foram armazenados nos servidores do SITA Passenger Service System (US) Inc, que opera sistemas de processamento de passageiros para companhias aéreas.

Após a confirmação da gravidade do incidente de segurança de dados em 24 de fevereiro de 2021, a SITA tomou medidas imediatas para contatar os clientes SITA PSS afetados e todas as organizações relacionadas.

A SITA diz que agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção direcionadas. O assunto continua sob investigação contínua da Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança da SITA com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética.

Ela alerta que se você for cliente de uma companhia aérea e tiver uma Solicitação de Acesso do Titular dos Dados em relação ao tratamento de seus dados pessoais, essa solicitação deve ser feita diretamente a essa companhia aérea de acordo com o GDPR e a legislação de proteção de dados. A SITA não irá responder diretamente a tal solicitação.

LATAM

O Grupo LATAM, também emitiu um comunicado aos clientes, dizendo que não trabalha diretamente com os sistemas afetados de SITA.

“Não obstante, SITA lida com algumas informações de nossos clientes, membros do LATAM Pass, atuando para outras companhias aéreas com as quais temos acordos comerciais de passageiros frequentes, as quais utilizam esses sistemas SITA. Isso é necessário para facilitar a identificação da categoria e status de cada membro do programa LATAM Pass e garantir que eles recebam seus benefícios durante a viagem. Este incidente não ocorreu dentro dos sistemas da LATAM e nenhum de nossos processos foi afetado”, diz o comunicado.

“Este ataque aos sistemas SITA afetou parte de suas informações pessoais do programa LATAM Pass, como nome, sobrenome, número de membro e categoria. É muito importante destacar que, de maneira alguma, a SITA obteve informações como o número dos seus bilhetes, reservas, cartões de crédito, contas bancárias, número do passaporte ou e-mail, dentre outras. Da mesma maneira, sua senha não foi comprometida por este ataque cibernético. No entanto, como uma boa prática, recomendamos que você altere a sua senha periodicamente.”

O comunicado da LATAM finaliza dizendo que se você tiver alguma dúvida, entre em contato por meio do seguinte endereço de e-mail: dadopessoal@latam.co

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