Ford testa tecnologia de alertas de áudio inteligentes para veículos

1

A Ford está testando na Europa uma tecnologia que permitirá ao motorista saber intuitivamente quando um objeto se aproxima do veículo, de que tipo ele é e de onde vem. Esse novo sistema de alerta inteligente usa alto-falantes especiais que simulam os ruídos de veículos, campainhas de bicicletas e até passos de pedestres. 

Os veículos da Ford já contam, hoje, com tecnologias de assistência ao motorista e sensores que geram alertas visuais e sonoros quando há a aproximação de pedestres, ciclistas e outros veículos, e também podem acionar a frenagem autônoma de emergência se necessário. 

Os alertas de áudio direcionais levam esses sistemas a um novo nível. Um software desenvolvido pela Ford recebe as informações dos sensores e seleciona o som apropriado, que é reproduzido pelo alto-falante mais próximo do obstáculo. 

"Os sons de alerta atuais já informam o motorista quando é preciso tomar cuidado em determinadas situações. Essa nova tecnologia permitirá saber exatamente qual é o perigo e de onde ele está vindo", diz Oliver Kirstein, engenheiro de software e conectividade da Ford Europa. 

Testes feitos em ambiente controlado mostraram que com os alertas de áudio direcionais os motoristas conseguiram identificar corretamente a natureza e a origem do perigo em cerca de 75% das vezes. Mesmo quando é usado apenas o som de alerta convencional no alto-falante especial, os motoristas acertaram a localização do objeto em 70% das vezes. 

Os engenheiros também criaram um cenário real de teste, em que um veículo sai de uma vaga de estacionamento e um pedestre se aproxima, acionando o alerta com som de passos. Os participantes responderam de forma positiva e intuitiva ao alerta, especialmente quando ele foi reproduzido por um alto-falante específico. 

Segundo os engenheiros, esses resultados poderão ser aprimorados no futuro com o uso de som espacial 3D, como o usado em cinemas e jogos, para que os motoristas identifiquem melhor a origem do perigo. 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.