Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Setor da saúde dá primeiros passos na adoção de tecnologias de próxima...

Setor da saúde dá primeiros passos na adoção de tecnologias de próxima geração

0
Publicidade

A Nutanix anunciou os resultados e o relatório de sua pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI) global, que mede o progresso empresarial com a adoção da nuvem em diversos setores do mercado e indústria. A pesquisa mostrou que as organizações de Saúde estão nas fases iniciais da adoção da nuvem e atrás da média global entre as indústrias. No entanto, espera-se que a adoção salte de 27% para 51% nos próximos três anos, em linha com a tendência global de evoluir para uma infraestrutura de TI multicloud que abrange uma mistura de nuvens privadas e públicas.

Multicloud é a arquitetura de TI dominante em uso no mundo todo, entretanto, entre os respondentes do ECI na área de Saúde, apenas 30% dizem que a nuvem privada é o modelo de implantação de TI mais comum. O setor é altamente regulamentado e provavelmente tem demorado mais na adoção da nuvem pública como um componente genuíno de seus ambientes de TI por razões de segurança e privacidade.

Embora a adoção do multicloud esteja aumentando, a complexidade do gerenciamento entre fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio para as organizações de Saúde, com 92% dos entrevistados concordando que o sucesso requer um gerenciamento mais simples em infraestruturas multicloud. Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 90% concordam que um modelo híbrido multicloud, um modelo operacional de TI com múltiplas nuvens tanto privadas quanto públicas com interoperabilidade entre elas, é o ideal.

Os entrevistados da pesquisa de Saúde foram questionados sobre seus atuais desafios na nuvem, como eles estão executando aplicações de negócios e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram questionados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI e como a estratégia e as prioridades de TI podem mudar por causa disso. As principais conclusões do relatório deste ano foram:

• Os principais desafios multicloud incluem integração de dados entre nuvens (49%), gerenciamento de custos (48%) e desafios de desempenho com sobreposições de rede (45%). Embora a adoção multicloud esteja aumentando, a maioria das organizações de Saúde está lutando com a realidade de operar em múltiplas nuvens, privadas e públicas. Considerando que mais de 84% dizem que atualmente não possuem as habilidades de TI necessárias para atender às demandas de negócios, a simplificação das operações provavelmente será um foco para muitos no próximo ano. No entanto, líderes de TI estão percebendo que não há uma abordagem única para todas as nuvens, tornando a multicloud híbrida a ideal, de acordo com a maioria dos entrevistados.

• A mobilidade da aplicação é o mais importante. Todas as organizações de Saúde (100%) ouvidas pela pesquisa mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI nos últimos 12 meses, provavelmente de ambientes de três camadas para nuvens privadas, dada a penetração acima da média da nuvem privada e dos datacenters tradicionais na área de Saúde. Contudo, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (48%) como o principal motivo da mudança, superando a média global (41%), seguido por obter o controle da aplicação (38%), e melhora do desempenho (36%).

• O foco na continuidade dos negócios e na recuperação de desastres está ajudando a impulsionar a adoção da nuvem. Por ser uma indústria altamente regulamentada, as organizações de Saúde têm sido mais lentas em abraçar a nuvem pública como um componente principal de seus ambientes de TI por razões de segurança. Entretanto, os profissionais de TI da área de Saúde indicaram a intenção de usar os serviços de nuvem pública como infraestrutura de TI complementar à qual podem fazer failover para melhorar os níveis de continuidade de negócios e as configurações de recuperação de desastres (BC/DR). Na verdade, eles citaram a melhoria da BC/DR com mais frequência como motivação de seus planos de três anos para aumentar o uso e multicloud (38%). O interesse da área de Saúde em aumentar BC/DR pode ser o impulso para uma maior aceitação da nuvem pública, pois esse caso de uso tem um forte componente de nuvem pública, o que poderia acelerar o uso geral de multicloud no setor.

• As principais prioridades de TI na área de Saúde para os próximos 12 a 18 meses incluem a adoção do 5G (47%), serviços baseados em AI/ML (inteligência artificial e machine learning) (46%), melhoria de BC/DR (45%) e gerenciamento multicloud (44%). Os entrevistados da área de Saúde também disseram que a pandemia do COVID-19 os estimulou a aumentar seus gastos com TI em certas áreas, tais como o reforço da postura de segurança (62%), a implementação de tecnologia de autoatendimento baseada em IA (60%) e a atualização da infraestrutura de TI existente (48%).

Pelo quarto ano consecutivo, a Vanson Bourne conduziu a pesquisa em nome da Nutanix, ouvindo 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo em agosto e setembro de 2021. Este relatório é suplementar ao quarto relatório geral do Enterprise Cloud Index anual global e se concentra nas tendências de implantação e de planejamento da nuvem na indústria de Saúde, com base nas respostas de 250 profissionais de TI nesse mercado. Ele destaca planos, prioridades e experiências dos prestadores de serviços de Saúde na nuvem e inclui comparações da atividade multicloud da indústria da Saúde com a de outros mercados e a base de respostas globais em geral. A base de respostas abrangeu vários tamanhos de negócios no Brasil e as seguintes regiões geográficas: Américas; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico Japão (APJ).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile