Após comprar oito empresas nos últimos dois anos, sendo quatro delas apenas no ano passado, a Bematech, fornecedora de sistemas de automação comercial, continua com sua política de aquisições para expandir seus negócios e já tem cinco contratos de confidencialidade assinados, majoritariamente com empresas de software.
Às voltas com essas negociações, a companhia resolveu, ao mesmo tempo, mudar a sua estrutura de vendas, passando a atuar por verticais de negócios. Com isso, ela dividirá a atuação em seis mercados: alimentação e hotéis, vestuário, material de construção, saúde (farmácia, drogaria e cosméticos), autopeças, supermercados (inclui também padarias e lojas de conveniência), postos de combustível, lojas de serviços e outras atividades.
"Já temos definidas equipes de vendas e suporte para cada vertical. Nossos canais atuarão com no máximo duas verticais para poderem qualificar os profissionais de vendas e o atendimento, os quais serão mais especializados, principalmente nos serviços de consultoria. Assim, eles gerarão mais negócios", afirma Marcelo Coppla, diretor de assuntos corporativos da Bematech.
A reestruturação tem, entre os objetivos, aumentar as vendas da companhia e auxiliar no crescimento da receita internacional. A meta da Bematech é que as vendas externas passem a representar 15% do faturamento neste ano, que no ano passado responderam por cerca de 6% dos R$ 317,9 milhões de receita.
Outra expectativa da empresa com a reorganização, e após as aquisições, é elevar as participações de software e de serviços na receita, áreas que atualmente respondem por de cerca de 12% (R$ 38,5 milhões) e 19% (R$ 60 milhões), respectivamente, do faturamento, contra 69% da divisão de hardware. No ano passado, a receita líquida da Bematech foi de R$ 317,9 milhões.
Uma das apostas da companhia para este ano é o lançamento, a partir do segundo semestre, de uma solução de software como serviço (SaaS), voltada para redes de franquias, chamada de Prático Live, em que o cliente paga apenas pelo uso do software.
Segundo Rodrigo Rasera, diretor de marketing da Bematech, outra solução também será colocada no mercado, entre o terceiro e o quarto trimestres, dirigida para o segmento de farmácias. "Essas serão as primeiras de muitas soluções de software como serviço que lançaremos. Em 2010, teremos novas ofertas. É um mercado em ampla expansão e com grandes oportunidades, e queremos aproveitar para crescer", diz o executivo.
De acordo com Coppla, apesar do lançamento das soluções de software como serviço neste ano, o processo massivo de vendas se iniciará em 2010.
- Guinada estratégica