O Serpro liberou o código-fonte do framework de integração Demoiselle para Java, solução que busca a padronizar o desenvolvimento de software para o governo federal. O Demoiselle deverá ser utilizado como ferramenta base para desenvolvimento por todas as empresas que fornecerem software à administração pública. Seu principal objetivo é padronizar as soluções tecnológicas do governo federal, a fim de garantir interoperabilidade e geração de software livre.
"A adoção de uma única ferramenta que opera com reaproveitamento de códigos e utilização de padrões dará mais velocidade e interoperabilidade entre os sistemas dos diferentes ministérios e autarquias do governo federal", informou Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.
O framework foi construído com as premissas de ser extensível, fácil de usar, estável, configurável, confiável e ter sua documentação publicada. A intenção é atingir a padronização, redução da curva de aprendizagem, maior produtividade, simplificação dos processos, reutilização de códigos e uma manutenção simplificada. Para o Estado, a utilização de um framework padrão, segundo Mazoni, gera celeridade nos serviços de governo eletrônico, independência tecnológica, redução de custos na construção e manutenção de sistemas de e-gov, investimento em informática pública e software livre.
Antonio Carlos Tiboni, coordenador do projeto Demoiselle, analisa que a nova tecnologia permitirá que pequenas empresas tenham melhores condições de prestar serviços ao governo. "Outro destaque é o aumento da eficiência, já que o reuso reduz significativamente as chances de erros na escrita de códigos", completa.
O Demoiselle será mantido em comunidade, totalmente aberto e compartilhado, permitindo que diferentes entidades e instituições contribuam e sejam beneficiadas pelo reuso de código possibilitado pela "componentização" e pelos padrões e direcionamento tecnológico definidos pelo framework.
- Software livre