A Sharp Corporation anunciou o início das operações de sua nova fábrica para produção de telas de cristal líquido (LCD) para outubro deste ano, antecipando a inauguração em seis meses. Batizada de "Complexo de Manufatura do Século 21", a fábrica está sendo construída na cidade de Sakai, no Japão, e receberá investimentos totais de 380 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 3,84 bilhões).
A unidade vai produzir telas grandes de LCD, de 40 a 60 polegadas. Apesar de a demanda mundial de televisores LCD ter retraído, em decorrência da crise econômica mujdial, a expectativa da Sharp é que, em breve, voltará a crescer, especialmente nos chamdos mercados emergentes.
Diante dessa projeção, a fabricante decidiu iniciar em outubro as atividades da planta, onde a tecnologia para produção em massa de telas de LCD já está completa, enquanto mantém a operação a plena capacidade na planta Kameyama II.
De acordo com a Sharp, a nova planta contará com tecnologias de última geração para produção de LCD, com a adoção dos primeiros substratos de vidro de décima geração do mundo. A partir da cooperação com outras companhias do setor que também estarão instaladas no local, a Sharp estabelecerá o complexo e implantará um novo tipo de integração vertical. O objetivo da fabricante é promover inovações em termos de desempenho e tornar os custos dos painéis de LCD mais competitivos.
- Linha de produção