Publicidade

    Hostilidade nas mídias sociais explodiu nos últimos anos, segundo usuários

    0
    Publicidade

    Se você está entre os que percebem uma crescente animosidade nas redes sociais, tornando-as muitas vezes ambientes tensos e desagradáveis, saiba que não é mera impressão. Pesquisa realizada em fevereiro último junto a 2.698 pessoas nos Estados Unidos confirma o senso comum: em geral, o tom nas redes sociais tem ficado cada dia mais hostil.

    O estudo, conduzido pela empresa de treinamento e desempenho organizacional VitalSmarts, aponta que as pessoas em geral estão ficando menos educadas e as tensões sempre seguem sem uma resolução nas mídias sociais.

    Entre os entrevistados, 78% afirmam que perceberam aumento do comportamento grosseiro nessas mídias, e 76% já testemunharam briga online.

    Para 88% dos respondentes, pessoas tendem a ser menos educadas quando estão no mundo virtual. Em torno de 81% dizem que conversas difíceis ou emocionalmente carregadas que tiveram nas mídias sociais continuam sem solução.

    Esse fenômeno estaria extrapolando o ambiente virtual e invadindo o mundo real, tanto no âmbito familiar quanto no universo do trabalho, conforme observam os pesquisadores.

    Eles destacam que 19% dos entrevistados afirmam que diminuíram contato com alguém no mundo real devido a algo que esse alguém postou nas redes de relacionamento.

    Joseph Grenny, coautor do bestseller Crucial Conversations, destaca que as mídias sociais não são o problema, e sim a forma como as pessoas as usam, o que, segundo ele, estaria causando uma degradação de diálogo que carrega potencial de destruir até mesmo as relações pessoais mais importantes para o usuário.

    A pesquisa indica que pessoas mais jovens são quatro vezes mais propensas do que os Baby Boomers (pessoas que nasceram entre 1946 e 1964) a optar por conversas emocionalmente carregadas nas mídias sociais.

    Confira dicas de Grenny para quem quer manter conversas ao mesmo tempo francas e respeitosas nas redes sociais:

    Educação nas redes sociais

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile