Publicidade
Início Serviços Case ArcelorMittal Abeb aprimora gestão de custos

ArcelorMittal Abeb aprimora gestão de custos

0
Publicidade

Aprimorar os processos internos por meio de um melhor controle e administração dos serviços prestados. Este foi o principal objetivo da Associação Beneficente dos Empregados das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil (Abeb) ao implementar a plataforma Benner Saúde para fazer a gestão integrada e completa de sua operação.

A ArcelorMittal Abeb, uma instituição sem fins lucrativos, é a responsável por cuidar da saúde de parte dos dependentes e empregados da operação brasileira do maior fabricante de aço do mundo e produtor global de minério de ferro. Provê tratamento médico, odontológico e farmacêutico, além de programas e atividades de saúde de caráter preventivo e educativo para cerca de 21 mil beneficiários, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Antes da adoção da ferramenta, utilizava um sistema desenvolvido internamente que já estava obsoleto em relação às necessidades atuais. Para a escolha de uma nova solução de gestão, capaz de agregar valor ao negócio, a instituição realizou um estudo envolvendo os principais fornecedores de ferramentas voltadas para operadoras de saúde. A plataforma Benner Saúde foi selecionada tanto por suprir as demandas de backoffice em seus aspectos técnicos, como por apresentar a melhor relação custo x benefício.

O projeto, que faz parte da estratégia de reestruturação da ArcelorMittal Abeb no sentido de tornar-se referência no mercado de autogestões e de planos de saúde, trouxe uma melhoria substancial do gerenciamento dos processos e foi fundamental para que a empresa mantivesse o foco nesta meta. Além disto, todo o planejamento realizado teve como objetivo aumentar a satisfação e a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários.

Atualmente, os processos encontram-se integrados e automatizados e os módulos do sistema, desde o cadastro e auditoria até a regulação, são integrados. Além dos benefícios operacionais, o projeto trouxe rápida resposta financeira, da ordem de R$ 1,5 milhão em um ano, superando significativamente o investimento na adoção da plataforma. Desta forma, houve um expressivo aprimoramento do acesso às informações, proporcionando melhor gestão dos custos e receitas, o que impactou na redução dos gastos da instituição. Outro ponto importante é que, sem fins lucrativos, os benefícios obtidos pela operadora foram repassados às empresas patrocinadoras, que tiveram menor aumento nas mensalidades do plano de saúde em cinco pontos percentuais: a previsão era um reajuste de 15%, mas foram necessários apenas 10%.

“É preciso neste momento de reestruturação ter um preço competitivo em relação às demais operadoras do mercado, mantendo ao mesmo tempo a qualidade e eficácia dos serviços prestados. A Benner é uma das parceiras mais importantes para garantir que esse objetivo seja alcançado”, afirma Rogério Lage, gerente administrativo e financeiro da ArcelorMittal Abeb.

Já para os beneficiários, além de uma maior agilidade no atendimento e no acesso às informações relacionadas ao seu plano de saúde, a implementação proporcionou melhor entendimento dos gastos e coparticipações. Porém, eles serão muito mais impactados positivamente com a entrada do Portal de Beneficiários e da ferramenta Mobile.

Implementação mais rápida com treinamento à distância

O sistema Benner Saúde atende atualmente 35% dos empregados diretos da ArcelorMittal Brasil, mas o objetivo futuro é atingir os outros 42 mil beneficiários do Grupo, que estão sendo atendidos por planos de mercado e por um plano de saúde de autogestão por RH.

Na opinião de Lage, um ponto que contribuiu de forma significativa para o sucesso e aderência dos usuários à ferramenta foi a realização do processo de treinamento antes do início de sua utilização. Parte dos colaboradores foi treinada à distância. A ArcelorMittal Abeb foi o primeiro cliente da Benner a utilizar o módulo de ensino à distância para capacitar os usuários nas funções básicas de acesso, cadastro e busca de informações do sistema Benner.  Além disso, outra parte da equipe, com viés de negócios, participou de um treinamento presencial para aprofundamento de pontos mais específicos. Outra vantagem é poder capacitar, sempre que possível, um novo colaborador a um baixo custo em qualquer ponto do país.

Além do Benner Saúde para o controle da atividade fim, a Abeb também adquiriu a plataforma de ERP da Benner para realizar toda a parte de gestão da operadora, o que inclui a tesouraria, departamentos contábil, tributos e suprimentos. A solução, que é mais madura em relação à ferramenta utilizada anteriormente pela instituição, impactou positivamente em diversos processos. Após a implementação, foi possível criar, por exemplo, uma área de Controladoria para garantir que este processo de melhoria continue em franca expansão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile