Pretende começar um novo negócio em 2015?

0

Para que o empreendimento consiga evoluir, é necessário um plano de negócios. Confira 7 dicas que listei para ajudá-lo a estruturar seu plano:

  1. Números realistas. Não faça projeções somente para encontrar investidores. É importante que todos estejam alinhados. Elabore os projetos com a equipe, alinhando comprometimento e objetivos internos. É importante que as projeções motivem a equipe, as que não sejam inalcançáveis, gerando frustração.
  1. Defina as principais métricas do seu negócio: As métricas que envolverão sua empresa nos próximos 12 meses não devem ultrapassar três questões. Você está aumentando o número de usuários? Número de operações? Monetização por usuário? Escolha os pontos que são mais relevantes e trabalhe em cima deles.
  1. Determine qual é o propósito do seu negócio. Qual é o problema fundamental que você está tentando resolver? Sua proposta de valor deve ser concisa. Se você tem que usar mais que uma frase, você ainda não definiu bem o seu negócio.
  1. Identifique se sua ideia é realmente diferente do que está no mercado hoje. Quem são os seus principais concorrentes e por que seu produto ou serviço é melhor? É mais barato? É um serviço de melhor qualidade? Você usa uma nova abordagem para um velho problema?
  1. Escolha o seu time: Queira na sua equipe pessoas que o ajude a executar um plano bem sucedido e quais perfis necessários eles devem ter para compor o time. Ter pessoas com experiência no mercado que você está entrando, é sempre valioso.
  1. Faça uma análise de breakeven:um bom teste para todo empreendimento é saber quanto tem que vender para pagar os custos de toda operação. Isso te dá uma ideia do quão realistas são suas projeções, quanto dinheiro tem que levantar e se o modelo de negócios é sustentável a médio prazo.
  1. Não justifique nada como estratégico: não use linguagem complexa ao justificar ações ou gastos se não estão diretamente relacionados com as principais métricas que definiu para seu negócio.

Uma vez que tenha o plano de negócios pronto, busque o feedback com pessoas experientes no setor e potenciais investidores, ainda que não esteja buscando financiamento.

E, finalmente, execute!

Matias Recchia,  CEO e cofundador da IguanaFix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.