FEI adota plataforma de IoT da Siemens nos cursos acadêmicos

0

A Siemens uniu esforços com o Centro Universitário FEI a fim de possibilitar a utilização da plataforma MindSphere nos laboratórios de manufatura da instituição.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais.

Por meio de sua utilização em sala de aula, a gigante alemã pretende colaborar com o fortalecimento de talentos para ciência de dados, engenharia e manufatura digital.

O programa acadêmico, que tem como foco os cursos de Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Automação e Controle da FEI, tem como objetivo viabilizar no meio acadêmico o desenvolvimento de aplicações que utilizem a IoT em conjunto com diferentes fontes de dados, formando assim profissionais capacitados a desenvolver soluções na nuvem.

Primeira instituição de ensino a contar com a ferramenta no País, a parceria com a FEI se deu pela sua estratégia de digitalização, que como instituição de referência em indústria 4.0 no país, conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, o que qualifica seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Dentro do programa, que está se iniciando no país, está previsto também o treinamento de professores, que posteriormente transmitirão os conceitos da solução da Siemens aos estudantes de graduação e pós-graduação. Estes aprenderão na prática, em uma plataforma colaborativa como desenvolver aplicações utilizando soluções de IoT e nuvem. Essas soluções são essenciais para estabelecer a conectividade no ambiente de Indústria 4.0.

Com início no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que essa iniciativa represente um papel efetivo no desenvolvimento desses futuros profissionais, contribuindo para a formação de talentos para a ciência e engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.