Oxiteno divulga relatório de sustentabilidade em formato digital

0

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade 2020. Totalmente digital, a publicação destaca as principais práticas ESG da companhia. Apesar do cenário desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a companhia encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5,22 bilhões, a melhor performance dos últimos cinco anos e com um crescimento de 22% em comparação ao ano anterior. Outros destaques são: a representatividade feminina no corpo diretivo (57%); a estruturação de um laboratório digital (XLab); o lançamento do novo portal de educação (OxiEducation); a participação da Oxiteno no programa de aceleração Inova 2030 – Jovens Inovadores em ODS do Pacto Global da ONU e Fundação Dom Cabral com o projeto Laboratório 4.0; reconhecimento pelo Nível de Gestão para os temas Mudanças Climáticas e de Segurança Hídrica no CDP e o estabelecimento da parceria com a EcoVadis para a avaliação de seus fornecedores nos principais temas de sustentabilidade.

"A pandemia tem causado impactos sem precedentes. Na indústria, o cenário de crise e instabilidade econômica levou à revisão de metas e prioridades. Um dos principais desafios da Oxiteno tem sido garantir a preservação da saúde dos funcionários e a continuidade operacional, tendo em vista o seu papel essencial na sociedade. Os produtos da Oxiteno são matérias primas indispensáveis para a produção de alimentos, fármacos e produtos de higiene, limpeza, sanitização, entre outros. Nesse cenário adverso, reforçamos nosso compromisso com a construção de uma indústria cada vez mais responsável com a sociedade e o meio ambiente, colocando a sustentabilidade como elemento central da estratégia. O resultado foi muito positivo", afirma o presidente da Oxiteno, João Parolin.

Com a sustentabilidade incorporada à estratégia do negócio e aos processos de desenvolvimento e inovação, a Oxiteno avançou também durante o ano em ações como: implementação de home office, restruturação do programa de qualidade de vida, melhorias no processo de avaliação de fornecedores e novas ações para melhorar ainda mais o desempenho em segurança e meio ambiente. Como reflexo do esforço para práticas mais sustentáveis, a empresa conquistou a categoria Platinum do EcoVadis Sustainability Rating – plataforma que avalia a performance de sustentabilidade empresarial – ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas no mundo todo, sendo a segunda empresa brasileira a conquistar essa posição.

"Em 2019, estabelecemos nossos objetivos no Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030. E, em 2020, mobilizamos toda a companhia com a meta de evoluir nos oito pilares que nos colocarão como referência em desenvolvimento sustentável do setor. O uso da água, da energia, o tratamento de resíduos, efluentes e os níveis de emissões de gases de efeito estufa são monitorados de perto para prevenirmos os possíveis impactos gerados", diz a gerente de Sustentabilidade, Juliana Maria da Silva.

A Diversidade & Inclusão (D&I) também continuou recebendo destaque. Uma das iniciativas do pilar foi o lançamento do programa TOGETHER, que promove a representatividade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ampliando a pluralidade de opiniões e pensamentos. Entre as ações estão: a inclusão de autistas, a abertura de salas de amamentação e o incentivo à diversidade no código de vestimenta por meio da campanha "Química de Estilos".

"Em um ano marcado por desafios, a cultura organizacional e as iniciativas nos diversos pilares de nosso plano de sustentabilidade foram essenciais para o crescimento do negócio. Temos o propósito de contribuir para o bem-estar das pessoas através da química e, tendo ciência disso, buscamos sempre reforçar o senso de pertencimento, orgulho e conexão com o negócio. Desenvolvemos soluções essenciais que estão no dia a dia das pessoas e ajudam a sociedade a passar por momentos como este. Avançamos em 2020, mas sabemos que há ainda muito por fazer e muitas oportunidades nesta jornada", diz Parolin.

O portfólio da Oxiteno conta com mais de 700 produtos e 3 mil aplicações nos segmentos de Crop Solutions, Home Care and I&I, Personal Care, Coatings, Oil & Gas, Industrial Applications, Functional Fluids e Nutrition & Health, que são exportados para mais de 50 países. O Relatório de Sustentabilidade 2020 pode ser consultado na íntegra aqui. Além dos dados contemplados nesse conteúdo, o documento traz as iniciativas da Oxiteno de apoio à sociedade no combate à pandemia, redução de impactos ambientais e sociais, governança e engajamento sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.