Tendências para o recrutamento e seleção em 2021: o que os RHs precisam estar atentos

0

Em resposta ao amadurecimento de novas tecnologias nos processos de Recursos Humanos e à chegada repentina do novo coronavírus, muitas mudanças foram aceleradas obrigando os profissionais a adotarem o online como principal ambiente de trabalho, também como meio para avaliação de candidatos. E digo: é um caminho sem volta. Por mais que as organizações tenham uma boa marca empregadora, falhar no primeiro contato com os talentos é um erro crucial, pois já passa uma impressão negativa, o que pode afetar a dedicação do profissional após a contratação. Uma das principais tendências de RH, atualmente, pois tudo muda muito rápido, é cuidar da experiência do colaborador, fazendo com que ele tenha momentos positivos em diversas passagens pela organização. Essa experiência também inclui o recrutamento e seleção.

Vale lembrar que, o uso da tecnologia torna o processo mais rápido, ajudando a empresa em relação à concorrência. Na disputa por um colaborador acima da média, por exemplo, vence a organização que agir mais rapidamente e oferecer as melhores condições. Não é tarefa fácil manter-se atualizado em relação a tudo que envolve o departamento de Recursos Humanos. Afinal, esse trabalho está intimamente ligado às pessoas, que se desenvolvem em ritmo bem mais acelerado do que as empresas.

Nos últimos meses, o recrutamento passou a ser realizado de maneira remota como maneira de preservar a saúde das pessoas e aderir ao isolamento. Pode parecer algo simples, afinal, basta fazer a entrevista online, não é mesmo? Na verdade, essa transição de ambiente de recrutamento requer adaptação e preparo da empresa.

Psicologia organizacional

É uma área de atuação voltada para o trabalho em contextos corporativos. Ela tem foco nos recursos humanos da companhia, buscando alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos colaboradores. A proposta é promover qualidade de vida e condições propícias para que os profissionais tenham o máximo de produtividade e bom desempenho. Esse conjunto de elementos favorece o bem-estar do trabalhador e cria condições para que ele tenha um rendimento positivo. É papel da psicologia organizacional promover condições de boa convivência e que estimulem a produtividade, fazendo uma mediação entre os interesses empresariais e a qualidade de vida da equipe. Ao longo das décadas, com diversos estudos científicos voltados para as relações interpessoais no meio laboral, convivência entre colaboradores, bem-estar na empresa e com as referências da psicologia do trabalho, a psicologia organizacional foi se desenvolvendo e construindo uma base sólida de saberes e uma ótima alternativa para as empresas solucionarem questões ligadas à gestão de RH e promoverem melhorias no negócio.

Proteção de dados

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados traz uma preocupação maior em relação aos dados dos profissionais que participam de processos seletivos, ampliando a necessidade de tratamento e de armazenamento correto de currículos, além de cuidados especiais na hora de checar as informações de histórico e de escolaridade fornecidas pelos candidatos. O vazamento dessas informações pode alcançar não conformidades e até mesmo a aplicação de multas.

Saúde mental e trabalho

Esse tema precisa ser uma política interna dentro das empresas e prioridade para gestores, e não somente estar no radar do RH. Pois, o principal ativo das empresas são as pessoas, e elas precisam estar bem. Segundo o Ministério da Saúde, 86,5% dos brasileiros se sentem ansiosos durante a pandemia. O momento não é fácil e muita gente está adoecendo. É importante que as empresas prestem atenção em como está o psicólogo dos colaboradores.

Inteligência Artificial

Tem sido usada para a triagem de candidatos, agilizando os processos seletivos e reduzindo custos de contratação. Por meio de algoritmos, é possível fazer uma eliminação prévia de perfis de profissionais que estão muito distantes do procurado pela empresa. Também é viável aderir a plataformas e testes de competências feitos online, já trazendo para uma segunda fase os candidatos mais alinhados à vaga, sem necessidade de interação direta com a equipe de recrutamento.

Informalidade

Os nativos digitais ocupam uma parcela cada vez maior do quadro de funcionários e trazem necessidades e abordagens diferentes das gerações anteriores. Eles prezam por ambientes informais e nos quais podem se sentir à vontade, características que se refletem também no processo seletivo. Além disso, essas pessoas têm mais intimidade com softwares e aplicativos, com adaptação imediata em testes e entrevistas online. As organizações que não têm familiaridade com essas soluções, ou que insistem em uma postura excessivamente formal, podem perder a oportunidade de contar com funcionários mais jovens, com ideias inovadoras e propostas mais alinhadas à realidade atual.

Recrutamento Data Driven

Vem como um recurso importante em diversas atividades internas, funcionando como um pilar para estratégias em vários setores. Dentro do recrutamento e seleção, pode revelar elementos relevantes para o RH, como aspectos sobre os melhores profissionais e o que tem funcionado no processo. O departamento pode coletar diversas informações para entender o perfil de empregado ideal e aplicar isso nas próximas escolhas. Além disso, esses dados permitem que a organização concentre recursos no que realmente funciona e elimine gargalos.

Análise de competências interpessoais

As seleções mais bem-sucedidas consideram não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a capacidade de se relacionar com os colegas e o alinhamento com a cultura organizacional. A avaliação dessas habilidades está cada vez mais presente nos processos seletivos, dando uma visão mais completa do candidato e entendendo se ele realmente tem condições de exercer a função.

Recrutamento Social

Também conhecido como social hiring, surge como resposta às mudanças nas dinâmicas entre empresa e empregado. O colaborador é visto com a mesma importância de um cliente e passa a ser alvo das mesmas técnicas de abordagem. Dentro das estratégias de marketing, há o uso das redes sociais para falar sobre produtos e atrair novos consumidores. Esses canais também podem ser usados para passar valores da marca e as vantagens de se trabalhar na empresa, chamando a atenção de pessoas que buscam por uma nova oportunidade e se identificam com a cultura organizacional.

Felipe Sobral, diretor de marketing da Kenoby.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.