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Tendências para o recrutamento e seleção em 2021: o que os RHs precisam estar atentos

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Em resposta ao amadurecimento de novas tecnologias nos processos de Recursos Humanos e à chegada repentina do novo coronavírus, muitas mudanças foram aceleradas obrigando os profissionais a adotarem o online como principal ambiente de trabalho, também como meio para avaliação de candidatos. E digo: é um caminho sem volta. Por mais que as organizações tenham uma boa marca empregadora, falhar no primeiro contato com os talentos é um erro crucial, pois já passa uma impressão negativa, o que pode afetar a dedicação do profissional após a contratação. Uma das principais tendências de RH, atualmente, pois tudo muda muito rápido, é cuidar da experiência do colaborador, fazendo com que ele tenha momentos positivos em diversas passagens pela organização. Essa experiência também inclui o recrutamento e seleção.

Vale lembrar que, o uso da tecnologia torna o processo mais rápido, ajudando a empresa em relação à concorrência. Na disputa por um colaborador acima da média, por exemplo, vence a organização que agir mais rapidamente e oferecer as melhores condições. Não é tarefa fácil manter-se atualizado em relação a tudo que envolve o departamento de Recursos Humanos. Afinal, esse trabalho está intimamente ligado às pessoas, que se desenvolvem em ritmo bem mais acelerado do que as empresas.

Nos últimos meses, o recrutamento passou a ser realizado de maneira remota como maneira de preservar a saúde das pessoas e aderir ao isolamento. Pode parecer algo simples, afinal, basta fazer a entrevista online, não é mesmo? Na verdade, essa transição de ambiente de recrutamento requer adaptação e preparo da empresa.

Psicologia organizacional

É uma área de atuação voltada para o trabalho em contextos corporativos. Ela tem foco nos recursos humanos da companhia, buscando alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos colaboradores. A proposta é promover qualidade de vida e condições propícias para que os profissionais tenham o máximo de produtividade e bom desempenho. Esse conjunto de elementos favorece o bem-estar do trabalhador e cria condições para que ele tenha um rendimento positivo. É papel da psicologia organizacional promover condições de boa convivência e que estimulem a produtividade, fazendo uma mediação entre os interesses empresariais e a qualidade de vida da equipe. Ao longo das décadas, com diversos estudos científicos voltados para as relações interpessoais no meio laboral, convivência entre colaboradores, bem-estar na empresa e com as referências da psicologia do trabalho, a psicologia organizacional foi se desenvolvendo e construindo uma base sólida de saberes e uma ótima alternativa para as empresas solucionarem questões ligadas à gestão de RH e promoverem melhorias no negócio.

Proteção de dados

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados traz uma preocupação maior em relação aos dados dos profissionais que participam de processos seletivos, ampliando a necessidade de tratamento e de armazenamento correto de currículos, além de cuidados especiais na hora de checar as informações de histórico e de escolaridade fornecidas pelos candidatos. O vazamento dessas informações pode alcançar não conformidades e até mesmo a aplicação de multas.

Saúde mental e trabalho

Esse tema precisa ser uma política interna dentro das empresas e prioridade para gestores, e não somente estar no radar do RH. Pois, o principal ativo das empresas são as pessoas, e elas precisam estar bem. Segundo o Ministério da Saúde, 86,5% dos brasileiros se sentem ansiosos durante a pandemia. O momento não é fácil e muita gente está adoecendo. É importante que as empresas prestem atenção em como está o psicólogo dos colaboradores.

Inteligência Artificial

Tem sido usada para a triagem de candidatos, agilizando os processos seletivos e reduzindo custos de contratação. Por meio de algoritmos, é possível fazer uma eliminação prévia de perfis de profissionais que estão muito distantes do procurado pela empresa. Também é viável aderir a plataformas e testes de competências feitos online, já trazendo para uma segunda fase os candidatos mais alinhados à vaga, sem necessidade de interação direta com a equipe de recrutamento.

Informalidade

Os nativos digitais ocupam uma parcela cada vez maior do quadro de funcionários e trazem necessidades e abordagens diferentes das gerações anteriores. Eles prezam por ambientes informais e nos quais podem se sentir à vontade, características que se refletem também no processo seletivo. Além disso, essas pessoas têm mais intimidade com softwares e aplicativos, com adaptação imediata em testes e entrevistas online. As organizações que não têm familiaridade com essas soluções, ou que insistem em uma postura excessivamente formal, podem perder a oportunidade de contar com funcionários mais jovens, com ideias inovadoras e propostas mais alinhadas à realidade atual.

Recrutamento Data Driven

Vem como um recurso importante em diversas atividades internas, funcionando como um pilar para estratégias em vários setores. Dentro do recrutamento e seleção, pode revelar elementos relevantes para o RH, como aspectos sobre os melhores profissionais e o que tem funcionado no processo. O departamento pode coletar diversas informações para entender o perfil de empregado ideal e aplicar isso nas próximas escolhas. Além disso, esses dados permitem que a organização concentre recursos no que realmente funciona e elimine gargalos.

Análise de competências interpessoais

As seleções mais bem-sucedidas consideram não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a capacidade de se relacionar com os colegas e o alinhamento com a cultura organizacional. A avaliação dessas habilidades está cada vez mais presente nos processos seletivos, dando uma visão mais completa do candidato e entendendo se ele realmente tem condições de exercer a função.

Recrutamento Social

Também conhecido como social hiring, surge como resposta às mudanças nas dinâmicas entre empresa e empregado. O colaborador é visto com a mesma importância de um cliente e passa a ser alvo das mesmas técnicas de abordagem. Dentro das estratégias de marketing, há o uso das redes sociais para falar sobre produtos e atrair novos consumidores. Esses canais também podem ser usados para passar valores da marca e as vantagens de se trabalhar na empresa, chamando a atenção de pessoas que buscam por uma nova oportunidade e se identificam com a cultura organizacional.

Felipe Sobral, diretor de marketing da Kenoby.

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