Publicidade
Início Notícias Comunicações Vivo, Ericsson e FEI criam novo Centro de Soluções 5G com foco...

Vivo, Ericsson e FEI criam novo Centro de Soluções 5G com foco em IoT

0
Taxa de crescimento anual composto (CAGR) brasileira será de 19% até 2019, totalizando 53 exabytes por ano
Publicidade

O Centro Universitário FEI, a Vivo Empresas e a Ericsson anunciaram a criação de um Centro de Soluções 5G para explorar as potencialidades das redes da quinta geração. A iniciativa nasce como um polo tecnológico e terá a Internet das Coisas (IoT) como segmento âncora das linhas de pesquisa e desenvolvimento.

O projeto direcionará os esforços para todos os setores industriais, com destaque às áreas de automação, logística e mobilidade urbana – e voluindo conceito de cidades inteligentes – e setores que demandam uma comunicação massiva de dispositivos, como o agronegócio, mineração e nos diversos processos industriais relacionado a manufatura avançada.

A infraestrutura do novo centro, com sede no campus do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP), contará com equipamentos da Ericsson e rede privativa 5G da Vivo, com a utilização da frequência de 3,5 GHz, capaz de explorar a combinação de altíssima velocidade e latência próxima de zero, com maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de aparelhos.

Além da conectividade, a Vivo terá um papel fundamental na criação de novas aplicações a partir da experiência em inovação aberta, com dezenas de projetos já desenvolvidos em parceria com startups direcionadas ao desenvolvimento de novos serviços digitais à indústria.

O Centro Universitário FEI será a plataforma para desenvolvimento, pesquisas, formação de recursos humanos e demonstrações de aplicações IoT industriais utilizando conectividade 5G, tanto para alunos como para a indústria, tornando-se referência nas soluções em IoT baseadas na tecnologia 5G para diversos segmentos industriais.

A instituição vem desenvolvendo projetos e pesquisas relacionados a Indústria 4.0 e cidades inteligentes, com a utilização de ferramentas de manufatura digital, plataformas de IoT, nuvem e a criação de gêmeos digitais. A parceria reforça e impulsiona as iniciativas da FEI neste contexto, provendo conectividade entre dispositivos em diferentes localizações no campus.

Os alunos da instituição também serão beneficiados pela rede 5G, ampliando o desempenho de projetos, com operações integradas e em tempo real. A rede estará disponível no laboratório de manufatura digital e manufatura integrada, laboratório de IoT, além da conexão nos equipamentos disponíveis no Centro de Laboratórios Mecânicos e do time de futebol de robôs.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile