Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Com plataforma de integração de robôs, Pluginbot traz Pepper, NAO e Cruzr...

Com plataforma de integração de robôs, Pluginbot traz Pepper, NAO e Cruzr ao Brasil

0
Publicidade

Uma plataforma de gestão de inteligência artificial que programa robôs para atenderem as pessoas no restaurante ou para levá-las até seus quartos de hotel durante o check-in. Essas são algumas das propostas da Pluginbot, a primeira startup da América Latina a integrar chatbots, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal com o uso de tecnologia cognitiva. A empresa traz ao Brasil os robôs dos modelos Pepper, NAO, Double, Sanbot, Segway-loomo e Cruzr, criando soluções que unem robôs e Inteligência Artificial para os mercados de hospitalidade, educação, saúde, segurança e varejo.

A startup brasileira desenvolveu uma plataforma que irá facilitar o uso de Inteligência Artificial pelas empresas, além de permitir a integração de chatbots e robôs físicos a uma única base de conhecimento cognitiva, de forma simples e rápida. Os robôs e as pessoas terão acesso às mesmas informações no atendimento humano e online, através de chatbots ou em loja física, com o uso de robôs humanoides – aqueles que possuem aparência humana.

Alvaro Manzione, Co-Fundador e especialista em Fisital da Pluginbot, explica que a startup tem como objetivo ampliar e incentivar o uso de robôs no país para executarem tarefas de forma autônoma, como atendimento ao cliente e atividades ligadas aos cuidados com a saúde e hospitalidade. “A ideia é automatizar os processos de negócios e proporcionar experiências incríveis e multicanais para os usuários, através de robôs físicos ou virtuais. Saímos da era da satisfação da experiencia, onde é possível colocar os clientes no centro da experiencia com as marcas e reduzir os custos operacionais destas empresas”, comenta Manzione.

Tecnologia

A inteligência da Pluginbot é dividida entre os próprios robôs, com a sua gestão, telemetria e geolocalização. Para isso, a plataforma de SaaS (software como serviço) utiliza a AI-pedia – uma enciclopédia de Inteligência Artificial – e sua base de conhecimento cognitiva para a gestão e treinamento das interações; Plugins,  que são aplicações para diferentes interações como e-concierge e cardápio digital, atendimento ao cliente no ponto de venda, autenticação de acesso, IoT e SmartRoom; além de Insights e Data Analytics, que são todas as informações geradas pelos robôs e que ficam armazenadas na plataforma, podendo ser utilizadas para aperfeiçoar os negócios.

“As grandes empresas estão atentas aos avanços tecnológicos e sabem que os clientes estão cada vez mais exigentes e querem maior agilidade e inteligência em questões como atendimento e segurança. A chegada dos robôs é positiva para estes mercados e abre uma nova perspectiva para a geração de empregos. Para cada robô utilizado são gerados três novos empregos”, explica Manzione.

Os modelos de robôs que a Pluginbot traz ao Brasil são:

Pepper (Softbank / Aldebaran Robotics): otimizado para interação com seres humanos em português, o Pepper possui reconhecimento facial e reconhecimento de emoções humanas, além de sensores de toque, LEDs e microfones. É equipado com módulos de percepção para reconhecer e interagir com as pessoas.

NAO (Softbank / Aldebaran Robotics): é utilizado para recepcionar, informar e interagir em português, totalmente programável com gestão de conteúdo. Possui quatro microfones direcionais para interação com humanos, reconhece vinte idiomas diferentes e possui plataforma totalmente programável. Ao todo, são sete sensores de toque localizados na cabeça, mãos e pés.

Cruzr (Ubitech): o Cruiser é um robô humanoide inteligente que utiliza tecnologia U-SLAM com posicionamento em tempo real para evitar obstáculos. Possui braços móveis que transmitem uma rica linguagem corporal e modo de interação multimodal que une visão, ação, voz e texto, além de tecnologia de reconhecimento facial.

Double (Double Robotics): o Double possui controle de estabilidade para uma transmissão de imagem de alta qualidade, além de câmeras que dão uma visibilidade de 150 graus. O robô usa o mecanismo de telepresença para quem não pode comparecer em pessoa em determinado lugar e ferramenta que possibilita o seu usuário andar 80% mais rápido que a sua velocidade convencional.

Sanbot (Qihan): robô que possui display de alta definição, controle touch de alta precisão e junção de um design ergonômico com a mais atual tecnologia. São mais de 60 sensores que permitem uma percepção dinâmica do ambiente.

Segway-loomo (Segway Robotics): equipado com a STecnologia Intel RealSense, o Loomo é o robô do futuro que consegue acompanhar o seu usuário de forma autônoma, além de filmar vídeos com sua própria câmera. É adaptável em diferentes terrenos, proporcionando firmeza e segurança para as pessoas.

O início da história

A ideia da Pluginbot surgiu há cinco anos, quando Alvaro Manzione participou de um desafio lançado pela IBM com o objetivo de introduzir a plataforma Watson como camada de Inteligência Artificial do robô NAO, trazendo a possibilidade de desenvolver aplicações e ampliar as interações entre homem e máquina. Após o sucesso do projeto, em 2016, Alvaro conheceu Melina Yasuda, atual CEO da startup, que investiu na criação da empresa. Juntos fundaram a primeira plataforma SaaS para gestão de múltiplos robôs e plug-ins, com o propósito de ser uma empresa global e a missão de criar o mercado de IA e robotização na América Latina.

Recentemente, Gil Giardelli se uniu à empresa como sócio, atuando na expansão de novos negócios, comunicação e parcerias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile