PicPay adota plataforma da IBM para análise de dados em tempo real

0
O PicPay modernizou a sua plataforma de dados com SingleStore with IBM, um banco de dados SQL distribuído e nativo em nuvem, criado para potencializar a capacidade de aplicativos com uso intensivo de dados.
A colaboração tem o objetivo de criar uma plataforma de análise de dados em tempo real que reduziu para menos de um minuto o processo que vai da criação do dado até a tomada de decisão e simplificou etapas de monitoramento, análise e gestão de informações em tempo real. A implementação da nova tecnologia também resultou em uma economia significativa para o negócio, além de maior agilidade nas aplicações de equipes internas e clientes finais.
Com um alto volume de transações e eventos diários, a área de Dados do PicPay já percebia a necessidade de adotar uma ferramenta capaz de suportar um grande volume de informações e de ampliar a flexibilidade nas diversas rotinas que envolvem o banco e as respectivas informações, sem abrir mão da agilidade que o mercado financeiro requer. O objetivo era reunir todos os eventos do banco – inclusive dados da plataforma mobile – em um único sistema que pudesse ser habilitado às várias unidades de negócio e permitisse rodar os processos de analytics em tempo real. O SingleStore with IBM, já na fase de testes, demonstrou ser capaz de emitir alertas sobre quaisquer variações do aplicativo PicPay em menos de 1 minuto.
"Nossa missão é difundir e habilitar a cultura de dados dentro de todas as áreas do PicPay. E, para isso, precisávamos de uma plataforma realmente estável, versátil e, principalmente, segura. E a ferramenta alcançou um desempenho tão positivo que foi implementada no PicPay", afirma Gustavo Tadao, executivo que comanda a área de Dados do PicPay, enfatizando a fundamental necessidade de proteger dados sensíveis. "Temos um volume de eventos de negócio muito grande, especialmente por conta da base mobile e as interações feitas a partir do app. E isso inclui tudo o que nossos usuários internos e clientes finais fazem ou visualizam, desde uma simples rolagem de tela, até um clique ou visualização de um pop up", explica.
Uma das grandes vantagens da ferramenta está nos mecanismos próprios para armazenamento, consulta e indexação de informações – o que permite a geração de insights e a tomada de decisões, no mesmo minuto em que os dados são inseridos no sistema. "O SingleStore with IBM permite que nossas equipes trabalhem com informações de maneira harmônica, tanto em termos de dados relacionais ou genéricos, quanto na consulta a documentos e processos, independentemente das tecnologias utilizadas na geração ou no armazenamento dos dados. Dessa forma, é possível gerenciar as transações e análises, mantendo alta disponibilidade e baixa latência, o que nos deixou muito satisfeitos", afirma Tadao.
Frank Cara, arquiteto de sistemas do PicPay, reforça que "agora temos capacidade não só para armazenar um elevado volume de dados, mas também para fazer publicações e atualizações sem prejudicar a performance das aplicações utilizadas por usuários internos ou clientes finais, sem qualquer gargalo ou interferência e com toda estabilidade necessária".
O uso do SingleStore with IBM já apresentou resultados surpreendentes e uma economia importante na operação em apenas 2 meses. Dentre os termômetros do positivo resultado da implementação do SingleStore with IBM, o líder do projeto conta que algumas áreas do banco já têm levado novas demandas à equipe de Dados, inclusive por conta das inúmeras possibilidades de uso em outras atividades.
"Foi um trabalho que gerou uma repercussão interna muito positiva", afirmou Tadao. "Além da redução de custos, a adoção do SingleStore nos permitiu economizar esforços porque saímos da observabilidade técnica e migramos para a observabilidade de negócios. Atualmente, podemos analisar os resultados de nossas campanhas – de cashback ou recomendações, por exemplo – de forma instantânea e, se necessário, tomar decisões em questão de minutos. E a tendência é utilizar os dados de forma cada vez mais ampla, gerando uma experiência mais customizada e em tempo real, de acordo com o perfil de cada cliente — o que, consequentemente, deverá aumentar a taxa de conversão nas vendas de nossos produtos por conta de recomendações mais assertivas".
Graças à versatilidade da plataforma SingleStore with IBM, existe uma previsão de expansão do uso da ferramenta no PicPay, envolvendo cada vez mais unidades de negócio do banco. Atualmente, a plataforma está em operação atendendo às áreas de Serviços Financeiros para Pessoa Física e Prevenção a Fraudes – e, em fase de testes, na unidade de negócio de Cartões.
"Estamos diante de uma ferramenta que obtém insights ultrarrápidos, maior eficiência operacional, reduz custos e riscos e uma agilidade aprimorada em um curto espaço de tempo. Com isso, existe uma perspectiva que cada vez mais áreas queiram utilizar o SingleStore with IBM e, com isso, a cultura de dados do banco ficará ainda mais capilar, trazendo novas oportunidades aos negócios do banco", afirmou Bruno de Oliveira Garcia, Gerente de vendas de Data & AI Tech da IBM.
Para chegar à fase de implementação, o time de Dados do PicPay contou com todo suporte e consultoria da RCI Analytics Intelligence – parceira da companhia norte-americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.