Publicidade
Início Notícias Negócios Bull adota estratégia de renovação para voltar a crescer

Bull adota estratégia de renovação para voltar a crescer

0
Publicidade

Ao comemorar 50 anos de atuação no Brasil na semana passada, a francesa Bull anunciou a renovação do quadro de profissionais e a ampliação das áreas de atuação. A mais significativa foi a própria troca do presidente mundial, Didier Lamouche, que deixou o cargo no fim de maio, substituído por Philipper Vannier, de 50 anos, que era o presidente da desenvolvedora de sistemas eletrônicos de alta tecnologia Amesys, empresa comprada pela Bull no início deste ano.
A primeira viagem no cargo foi em visita ao Brasil, onde aproveitou para explicar as mudanças e sua visão para o crescimento da empresa, que tem como foco a volta da centralização dos sistemas de informação proporcionada pela computação de alto desempenho, outsourcing, segurança e cloud computing.
Segundo o executivo, mais de 45% dos 8,6 mil funcionários da Bull estão a menos de quatro anos na empresa, cujo faturamento global em 2009 chegou a 1,1 bilhão de euros. "Tivemos um primeiro trimestre com bom desempenho, com crescimento crescimento das vendas de 15,9% e de 9% a receita, para 273,2 milhões de euros", diz Vannier. Ele explica que a receita foi dividida em 113,7 milhões de euros provenientes da áerea de soluções e serviços; 84 milhões de euros de sistemas e hardware; 42,2 milhões oriundos da área de manutenção; 22,1 milhões de euros de segurança e sistemas críticos e 11,3 milhões da venda de produtos de terceiros.
A Bull América Latina, que tem a sede no Brasil e inclui Argentina, Uruguai, México e Peru, contribui com 4% da receita total do grupo, especialmente da área de serviços, cuja participação sobiu para 11%. O Brasil responde por 70,8% da receita total na região, cerca de 60 milhões de euros. "A previsão para 2010 é chegar a 74 milhões de euros, 23% de crescimento, elevando o Ebit de 2,4 milhões de euros para 4,5 milhões de euros", diz Vannier. O número de funcionários na região, segundo o executivo, também deverá aumentar dos 369 atuais para 450 até o fim deste ano.
Aposta no crescimento
A estratégia do novo executivo é dobrar a receita a cada três anos, com principalmente no aumento das vendas de serviços de valor agregado, novos modelos de computadores HPC e de cloud computing, onde a segurança e a virtualização serão peças-chave para o sucesso.
Na América Latina, a introdução dos produtos de segurança e defesa da recém-adquirida Amesys, também é outro trunfo com qual conta o novo presidente. "Estamos preparando a oferta, contratando pessoal e montando a nova estrutura para a área de segurança, que inclui produtos para a aérea de TI, monitoramento de internet e telecom, transporte aéreo, segurança predial e de fronteiras, antiterrorismo, vigilância e soluções para a área pública. No segundo semestre vamos divulgar como será a estratégia no Brasil", completa Alberto Araujo, presidente da Bull para o Brasil e América Latina.
Outro negócio importante da empresa são as máquinas de alto desempenho classificadas de Extreme Computing, como a vendida recentemente a Comissão de Energia Atômica da França, considerado o maior supercomputador do mundo, o Tera 100, com 1,25 petaflops.
A expectativa da empresa é que os protocolos de intercâmbio tecnológico assinados entre o Brasil e a França e a possível aquisição de caças franceses pelo governo brasileiro gerem novos investimentos nessa área no Brasil, que conta com sete grandes sistemas Bull instalados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile