Presidente da FCC destaca importância das redes de cabo para o acesso à banda larga

0

O presidente da FCC, Julius Genachowski, participou nesta quarta, 15, do congresso de TV por assinatura NCTA Cable 2011, que acontece esta semana em Chicago. A FCC e o setor de TV paga nos EUA enfrentam constantes atritos de relacionamento, mas surpreendentemente Genachowski encontrou um ambiente propício para discorrer livremente sobre seu maior desafio, que é botar de pé o plano de banda larga dos EUA. Aliás, em qualquer sessão em que participem reguladores do FCC (que nos EUA tem o papel de formulador de políticas, sob a supervisão do Congresso, e órgão regulador), banda larga é a expressão mais mencionada.
Para Genachowski, existem três desafios a serem vencidos: o da abrangência das redes de banda larga, o da liberação do espectro necessário e, sobretudo, o desafio da adoção. Ele lembrou que as redes de TV a cabo nos EUA estão disponíveis para 93% da população oferecendo acesso banda larga. Ainda assim, um terço da população norte-americana simplesmente opta por não ter banda larga. As razões, segundo os estudos da FCC, passam pela falta de familiaridade com a tecnologia, custo de acesso ao serviço ou mesmo desinteresse. Para o presidente da FCC, o maior desafio de todos é conseguir fazer com que essa população que poderia ter acesso à banda larga passe a ser usuária.
"A banda larga impulsiona o sonho norte-americano. Não se questiona que a banda larga seja a plataforma para a retomada da atividade econômica, crescimento, inovação, e o espaço para políticas públicas de saúde e educação. É uma absoluta prioridade minha focar esse desafio à frente da FCC", disse. "Entre as pessoas que poderiam estar online, um terço dos norte-americanos simplesmente não adotam porque não querem. Apenas 67% têm banda larga, e isso não é bom o bastante. Precisamos nos levantar e fechar o gap da banda larga".
O presidente da FCC, contudo, apontou como um diferencial único para o mercado norte-americano o fato de ser provavelmente o único no mundo com duas redes competitivas de banda larga disponível. "Nenhum outro mercado que eu saiba tem uma rede de banda larga através das redes de cabo disponível a 93% da população", disse, ressaltando que outro diferencial dos EUA é estar sendo o primeiro país a embarcar no mercado de banda larga wireless pelas redes 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.