Gol promete primeira aeronave com Internet e entretenimento de bordo para 2016

0

A Gol confirmou oficialmente nesta segunda, 15, uma parceria com a empresa de conectividade e entretenimento de bordo Gogo para oferta de serviços de acesso à Internet em banda larga e entretenimento de bordo com canais de TV por assinatura e vídeos on-demand em suas aeronaves a partir do primeiro semestre de 2016. A expectativa é de que toda a frota da Gol tenha o sistema instalado em até três anos.

A Gogo equipará as aeronaves da Gol com a tecnologia de antenas duplas 2Ku para oferta de acesso à Internet com picos de 70 Mbps e sistema de entretenimento de bordo por meio de uma plataforma de IPTV com canais de TV e vídeo on-demand com filmes, séries, desenhos, jogos e ainda conteúdos pay-per-view. A conectividade em banda Ku da Gogo utiliza satélites da Intelsat e da SES e já funciona e mais de 50 aeronaves em todo o mundo.

O sistema de entretenimento é distribuído via Wi-Fi e poderá ser acessado por qualquer dispositivo do usuário: smartphone, tablet ou notebook.

A Gogo tem parceria com dez companhias aéreas em todo o mundo, conectando mais de seis mil aeronaves e somando mais de 55 milhões de sessões de Internet em voos.

Experiência frustrada

A TAM foi a primeira companhia aérea a oferecer conectividade em algum voos no Brasil, ainda em 2010, em parceria com a OnAir. A experiência parecia estar dando certo, tanto que menos de um ano depois, em julho de 2011, a TAM chegou a anunciar a expansão da parceria com a OnAir que inicialmente instalaria o sistema em nota a frota nacional, composta à época por 31 aeronaves, para as outras 22 aeronaves de rotas internacionais.

A frota nacional chegou a ter o sistema de conectividade a bordo operacional ainda em 2012, e a internacional começaria a ter o sistema implantado a partir do segundo semestre daquele ano. O fato é que a parceria foi terminada no final de 2014.

A TAM não emitiu comunicado sobre o fim da parceria com a OnAir, apenas confirmou a este noticiário o termino do acordo comercial com a OnAir e informou que nenhuma aeronave no momento oferece serviços de conectividade à Internet em voo. Procurada por este noticiário, a OnAir não retornou nossa solicitação de entrevista para esclarecer os motivos do fim da parceria.

A Azul também oferece há alguns anos, em parceria com a Sky, serviço de TV por assinatura, e recentemente a Gogo também anunciou parceria com a Avianca para a oferta de banda larga em voo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.