Seis passos para efetivar uma proposta assertiva em vendas complexas

1

Por que alguns vendedores têm dificuldade em elaborar uma proposta assertiva que conduza a um contrato assinado? O que há de errado, visto  que o possível cliente demonstrou interesse pelo serviço? É fácil de entender. Um dos diferenciais em uma venda é o vendedor, já que existe uma "comoditização" cada vez maior de serviços. O problema é que alguns vendedores estão despreparados e "queimam" passos importantes durante a reunião de negócios. Há vários processos de ativação de necessidade que muitos vendedores desconhecem, e dessa maneira, perdem a oportunidade de oferecer a melhor solução para o possível cliente dando espaço para a concorrência. É fato que o seu prospect irá pesquisar no mercado o serviço que você está oferecendo.

Há outro fator, mais grave ainda. Alguns vendedores não conseguem o  compromisso de uma proposta. Seria o melhor dos mundos fechar os contratos no ato da reunião, mas definitivamente isso não acontece em vendas complexas. Muito pelo contrário! Há muitas objeções e por diversas vezes é preciso marcar mais de uma reunião para chegar a tão esperada proposta comercial.

Portanto, se sabemos que a proposta é um fator decisivo para atingir a meta, como fazer para ser assertivo durante uma reunião, elaborar a melhor solução e conseguir convencer o prospect que seu serviço é o mais indicado para ele?

Você certamente já fez propostas focando no seu serviço ou produto, tentando vender algo que seja interessante para você e não para o seu possível cliente. Toda a venda, inclusive a B2B, é sempre feita entre pessoas. Quando o seu prospect recebe a proposta focada nos produtos, ele percebe nitidamente que você não está preocupado com as necessidades dele e que é só mais um número na sua meta final. É importante saber que, na maioria das vezes, o serviço que você está vendendo irá solucionar um problema não só da empresa, mas também da pessoa que se interessou em recebê-lo para um bate papo.

Pensando nisso, aqui vão seis dicas sobre como ser assertivo na reunião para elaborar uma proposta de valor ao seu possível cliente e sair com o contrato assinado.

1) Conduza a reunião: Você certamente fica com dúvidas sobre como a reunião irá desenrolar. Inicie apresentando a empresa com uma frase objetiva, explicando o que você faz para ajudar seus clientes; deixe claro que tem interesse em saber mais sobre as dificuldades enfrentadas por ele e que está ali para encontrar possibilidades que possam ajudá-lo fornecendo a melhor solução. Você pode contar inclusive o que fez por outras empresas que enfrentaram os mesmos problemas.

2) Crie Rapport: A famosa empatia, um bom vendedor sabe identificar o perfil de seu prospect – se ele é mais amável, pragmático, expressivo ou analítico – dessa maneira ele consegue se adaptar ao momento , independente do perfil que possui. Essa tática é muito importante para ganhar a confiança do seu cliente.

3)  Seja investigativo:  As famosas perguntas abertas e fechadas. Sabemos da grande dificuldade que os vendedores enfrentam em fazer perguntas. Claro que você precisa tomar cuidado para não ser o questionador chato, mas acredite, existem perguntas chave que fazem toda a diferença na hora de elaborar uma proposta eficaz. Afinal de contas, você precisa entender muito bem a necessidade do prospect para oferecer a melhor solução.

4) Saiba identificar o principal ponto de contato: Na venda complexa sempre há mais de uma pessoa na reunião Observe que essa pode ser uma tática utilizada pelo comprador, que faz questão de encher a sala com pessoas que muitas vezes não fazem parte do processo de compra para intimidar o vendedor. Preste atenção e converse com todos, até descobrir qual (ou quais) deles é o responsável pela aquisição do seu serviço.

5) Reafirme as necessidades e a solução oferecida:  Sim, devemos recapitular a reunião reafirmando as necessidades que foram expostas pelo prospect, bem como as soluções que foram sugeridas por você. Este passo é extremamente importante para alinhar exatamente a necessidade e expectativa do seu prospect com a sua solução. Não perca tempo e já agende a próxima reunião para apresentar sua proposta comercial.

6) A hora da elaboração da proposta: Este é o momento de bater sua meta. Não copie propostas anteriores. Cada cliente tem um caso específico e uma necessidade diferente, por isso, tenha atenção e tome todos os cuidados necessários – lembre-se de todos os passos utilizados durante a reunião para colher informações importantes. A ideia não é vender os seus serviços, mas sim a solução ideal para o seu prospect. Crie valor com cases de sucesso e mostre como seu serviço irá ajudá-lo no problema que ele enfrenta hoje. Outro fator de relevância é em relação ao preço. Acredite que seu preço está de acordo com o que é praticado no mercado, fale com firmeza e não transpareça que está caro, mesmo porque a solução que você oferece é a ideal para ele.

Conseguir um contrato assinado em vendas complexas, como para o B2B, não é fácil. Existem muitas objeções pelo caminho, por isso, garanta um resultado mais próximo possível do fechamento. Entenda as necessidades do seu prospect, não venda seus serviços, e sim, a solução ideal para seu possível cliente. Não perca a oportunidade, a proposta é a fase principal para o próximo passo, e consequentemente, o contrato assinado.

Natália Fernandes, diretora comercial da Intelligenzia.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela matéria. Gostaria e incluir uma observação:Conhecimento analítico sobre o produto ou serviço que comercializa e também do mercado onde atua são fatores fundamentais para a elaboração de uma boa proposta, principalmente quando estamos diante de uma negociação mais complexa. Abs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.