Publicidade
Início Blogueria Testar é o melhor caminho para reduzir os problemas com homologação

Testar é o melhor caminho para reduzir os problemas com homologação

0
Publicidade

O principal objetivo de testar uma aplicação é encontrar erros o mais cedo possível, devolve-los a equipe de desenvolvimento para resolve-los e garantir que os mesmos foram corrigidos. A atividade de teste de um sistema é um elemento crítico para a garantia da qualidade e para a homologação e a implantação de soluções no ambiente produtivo.

Como dissemos em outro artigo, a maior parte dos defeitos de software é gerada na fase de especificação. No entanto, a maioria das vezes só é detectada quando o sistema já se encontra em produção.

Quanto mais tarde se descobre erros de construção, a tendência é de um aumento exponencial no custo para se fazer as alterações necessárias para atender o cliente, acarretando riscos significativos ao negócio.

A maneira encontrada de reduzir consideravelmente a quantidade de erros em sistemas no ambiente de produção e consequentemente os altos custos com as correções e prejuízos com o negócio é a implantação de um ambiente de homologação.

O ambiente de homologação é um ambiente onde o cliente deverá testar as funcionalidades do sistema que serão posteriormente colocadas em produção ou em casos de problemas serão refeitos, caso não ocorra à aprovação por parte deste cliente.

Diferente dos testes realizados em ambientes similares ao do desenvolvimento onde identificam-se erros estruturais, de performance, carga, stress e segurança, o ambiente de homologação tem características similares ao de produção, ou seja, as interfaces com outros sistemas, conexões externas e principalmente e fundamentalmente os profissionais que realizarão os testes são oriundos da área de negócio.

Lembrando que este ambiente não é o servidor de testes para os desenvolvedores. O servidor a ser utilizado como ambiente de homologação, deverá possuir configuração similar ao utilizado como ambiente de produção, inclusive, com atualização constante dos registros existentes em produção, para que o cliente possa simular situações muito próximas das que encontrará no seu dia a dia.

As empresas ainda estão muito distantes em entender a importância nas questões de manter servidores específicos para serem utilizados como ambiente homologação. Alguns fatores que contribuem para isso são: a necessidade de aquisição de mais equipamentos, a manutenção e atualização constante deste ambiente, o aumento no número de máquinas a serem inseridas na sua estrutura tecnológica, o prazo curto para o desenvolvimento do sistema e o consequente aumento do time funcional.

Mesmo com tudo isso, por maior que seja o investimento na criação de um ambiente de homologação, um sistema terá um custo de manutenção muito menor se tiver suas falhas detectadas nas fases de desenvolvimento, teste e homologação.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile