Como preparar uma empresa para vender mais

1

Ao analisar a sua empresa com foco em vendas, no que você pensa?

Duas perguntas que os empresários ou empreendedores se fazem com certa frequência são: "como eu faço para vender o que eu preciso? "ou "por que eu não vendo quanto eu posso? ". E aí, decidem motivar suas equipes de vendas. Montam treinamentos, chamam palestrantes e pensam que estão  resolvendo o problema. Não estão.

O que muitos não se dão conta é que empresários montam empresas para dar lucro. E lucro é obtido através de uma equação tão simples quanto receitas menos custos. Todos já acham que sabem como diminuir custos. E aumentar as receitas?

Aumentar receitas significa alinhar a organização para vendas. Por exemplo, imaginem empresas industriais. De uma forma geral, todas compram, estocam, produzem, fazem marketing, vendem e entregam. Se todos esses processos não forem alinhados com objetivos comuns, alguns efeitos indesejados poderão ocorrer. Vendem, porém, não entregam, pois a logística não está preparada para atender à demanda. Produzem, mas não vendem porque a demanda não foi corretamente estimada por vendas e marketing. Vendem o que não tem porque o setor de compras não adquiriu a matéria prima necessária. O marketing fez o que devia, e tudo está preparado. Porém, a equipe de vendas não tem o desempenho que deveria ter.

Quando o assunto é vendas, é preciso pensar em duas áreas de atuação que convergem para o resultado positivo. Uma delas é a automação de vendas, que envolve desde a revisão dos processos de vendas, automatização dos processos robustos para a gestão do tempo e oportunidades, capacitação e estímulo dos profissionais a adotarem estes processos. Aspectos motivacionais e comportamentais genéricos são sempre benvindos, mas não determinantes para garantir bons resultados de vendas.

A segunda área de atuação é chamada Sales & Operations (S&OP) que trata dos processos que integram a cadeia de valor da organização com foco nas vendas. Cuidar destes processos significa alinhar cada um deles para que nenhum elo da cadeia seja uma restrição ao resultado. Nenhuma corrente é mais forte do que o mais fraco de seus elos. Logo, trabalhar os gargalos e as restrições é o que está por trás disto.

Hoje, a tecnologia evoluiu sensivelmente, a ponto de permitir análises estatísticas poderosas e explorar grande quantidades de informação – big data. Associar estes recursos e processos robustos ao alinhamento organizacional, com foco em vendas, e instrumentalizar a força de vendas com ferramentas adequadas, certamente irá ajuda-lo a melhorar seu desempenho comercial. Mas não se esqueça: antes de tudo, é necessário entender onde estão suas restrições, onde estão as causas raiz para os efeitos indesejados que travam suas vendas.

Enio Klein, general Manager da operação SalesWays no Brasil., Diretor da K&G Sistemas e Professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.