A Colaboração Virtual como apoio às políticas de distanciamento

1

A Realidade Aumentada é um dos pilares mais inovadores da Indústria 4.0 e consiste no uso de uma ferramenta que possibilita a projeção de textos e imagens sob a visão do mundo real. Para tal, o usuário necessita de dispositivos que possuam no mínimo três funcionalidades: aquisição de imagens (câmera), projetor (tela, projetores de luz ou de laser) e sistema de processamento.

Outras funcionalidades adicionais, como a aquisição de áudio, a geolocalização e a conexão wireless, tais como RFID, Bluetooth, Wi-Fi, GPRS, GPS, são geralmente encontradas nos dispositivos de Realidade Aumentada.

O sistema processa as imagens capturadas pelo dispositivo e projeta uma resposta visual sobre a imagem do mundo real. Este processamento ocorre no dispositivo ou num sistema externo (on premise, cloud ou híbrido) e pode contemplar a identificação de imagens com visão computacional, a leitura de códigos e comandos do usuário a partir da movimentação das mãos, cliques na tela e comandos de voz às integrações entre sistemas e o banco de dados, entre outras.

Outra funcionalidade poderosa cada vez mais utilizada neste universo digital é a Colaboração Virtual, que agrega todo o potencial de uso da Realidade Aumentada a uma ferramenta que possibilita a interação entre duas ou mais pessoas, estando uma na linha de frente e as demais remotas.

Neste caso, uma pessoa acompanha, por meio da tela de um computador, smartphone ou tablet, o vídeo e áudio que são captados em tempo real pelo dispositivo de Realidade Aumentada, que podem ser wearables, como os relógios e óculos inteligentes, que estão sendo usados por alguém em campo, possibilitando inclusive uma conversa de voz entre ambos usuários.

Já há indicadores no mercado mostrando que o uso de Realidade Aumentada com a Colaboração Virtual aumenta a taxa de sucesso de manutenção na primeira tentativa em 40%, a dos processos de manutenção em 60%, a produtividade dos técnicos assistidos no chão de fábrica em 50% e ainda diminuem erros de procedimentos em 70% e, principalmente, os acidentes e os incidentes de segurança em 20%.

Em períodos de contingência, como tivemos nas últimas semanas em decorrência do vírus Covid-19, podemos constatar a necessidade do uso de recursos que mitigam a alocação desnecessária de pessoas em ambientes de risco, sejam eles físicos, químicos, ergonômicos ou biológicos. Além de, por meio do uso da tecnologia, evitar que várias atividades sejam impactadas, como a manutenção de equipamentos, o levantamento de dados em campo para a elaboração de projetos e a aquisição de informações.

Neste contexto, a aplicação de soluções de Realidade Aumentada que incluem a Colaboração Virtual minimiza o contingente de colaboradores expostos a riscos. A segurança deles é ainda mais potencializada com o uso integrado às soluções de robótica.

Juntas, as tecnologias de Colaboração Virtual e Realidade Aumentada capacitam as empresas para otimizarem seus processos produtivos, assim como ampliam o engajamento e a motivação das equipes. Ou seja, os negócios são preservados, assim como o bem mais valioso das empresas, que são as pessoas!

Robert Braga, gerente comercial de Metal & Mining da Engineering.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.