Governo do Estado de São Paulo lança programa IdeiaGov

0

O governador do Estado de São Paulo,  João Doria lançou nesta segunda-feira, 15, o IdeiaGov, programa de inovação que visa identificar propostas com potencial para combater e minimizar os impactos do coronavírus na saúde da população. A partir de hoje, empreendedores, empresas, pesquisadores e entidades de todo o Brasil poderão inscrever suas propostas nas modalidades Desafios do Governo e Ofertas Tecnológicas do Mercado.

"Aqui em São Paulo, acreditamos na tecnologia e na ciência. Os projetos vencedores vão receber linhas de financiamento e contratação dos produtos criados por órgãos públicos", afirmou Doria.

Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros: a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais, como a Wylinka e o Instituto Tellus.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, ressalta que o programa é um grande exemplo de inspiração para que outros governos adotem a tecnologia e a inovação como caminhos estratégicos para a resolução de grandes desafios públicos. "A iniciativa tem como objetivo tornar o Governo de São Paulo referência internacional em inovação no setor público e também impulsionar o desenvolvimento econômico com compras públicas de inovação, principalmente dando oportunidade para startups pequenas e médias e empresas inovadoras em geral", disse Patrícia Ellen.

Combate à COVID-19

O programa IdeiaGov está dividido em duas modalidades: Desafios do Governo, que se dedica a encontrar soluções inovadoras de empresas e organizações de pesquisas de qualquer porte para desafios concretos voltados ao enfrentamento do coronavírus no cenário atual. O primeiro chamamento é voltado para o desafio de como realizar testes de diagnóstico para a COVID-19 que sejam acessíveis para programas de saúde pública e possam ser replicados para alcançar o maior número possível de pessoas.

Já a modalidade de Ofertas Tecnológicas do Mercado é um canal de entrada para receber propostas de tecnologias relacionadas ao combate da COVID-19, sejam de produtos, serviços ou processos para a área da saúde pública. Entre os critérios gerais para seleção estão o grau de inovação das soluções apresentadas, o potencial de adoção por órgãos da administração pública, o perfil da empresa e da equipe envolvida e a maturidade da tecnologia.

Chamamento público

O programa é inovador por integrar, em um fluxo único e simples, diferentes tipos de apoio ao longo de toda a jornada do desenvolvimento e implementação de uma solução inovadora.

Na prática, as chamadas públicas IdeiaGov contra a COVID-19 combinam diferentes formas de apoio e recursos não-financeiros para as empresas e grupos de pesquisa interessados em validar, testar e desenvolver suas soluções. As empresas terão acesso às equipes técnicas do Hospital das Clínicas, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e PRODESP, além da infraestrutura laboratorial e de equipamentos especializados para orientação, apoio na execução de provas de conceito, casos de uso real, testes-pilotos e troca de informações técnicas.

Ao final do ciclo de ambas as modalidades, as soluções que forem validadas poderão ter acesso a linhas de financiamento e/ou contratação de suas soluções por órgãos públicos. As inscrições das propostas podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.ideiagov.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.