Por que as soluções tecnológicas se tornaram tão importantes para a educação?

0

No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (Covid -19) como uma pandemia mundial. A doença, que já atingiu mais de 110 países, vem deixando o mundo em estado de alerta e levou as autoridades governamentais de todos os países a tomarem atitudes drásticas para combater a disseminação do vírus. Diversos setores da economia já sentem os efeitos da quarentena, incluindo a educação.

Para se ter uma ideia, só em São Paulo, a paralisação já afeta mais de 3,5 milhões de alunos da rede estadual e um milhão da rede municipal, sem contar com o fechamento de escolas e faculdades privadas. No Rio de Janeiro, por exemplo, diversas instituições já anteciparam as férias escolares.

Mesmo diante de um cenário de pânico, a boa notícia é que para evitar que a pandemia do Covid -19 prejudique o ano letivo, o Ministério da Educação (MEC) tem tomado algumas medidas para que os alunos continuem estudando, mesmo em suas casas. O órgão governamental autorizou a substituição das aulas presenciais pela modalidade de ensino à distância (EAD) por pelo menos 30 dias.

Em resumo, as instituições que quiserem manter a rotina de ensino dos seus estudantes, poderão continuar com as atividades de maneira remota. Mas, com a mudança das aulas presenciais para o método digital, levanto a seguinte questão: como garantir que será mesmo o aluno quem estará presente no momento em que o conteúdo será ensinado e as atividades curriculares estiverem acontecendo?

A mudança imprevisível de comportamento mundial me faz refletir que esse é mais um setor no Brasil que precisa urgentemente se renovar a cada dia. Com a atual situação, temos a necessidade de nos adaptarmos ao novo modelo de trabalho, um novo modo de entretenimento e um novo sistema de educação, principalmente.

As escolas e universidades precisam compreender que o aprendizado não pode parar. Se o medo dos docentes é realmente saber se o aluno está se dedicando virtualmente como ele se dedica nas aulas presenciais, as soluções tecnológicas como a biometria facial, por exemplo, estão aí para proporcionar essa segurança. Tecnologias como essa criam relações de confiança entre instituição e alunos, além de fortalecer e corroborar com o crescimento do mercado de ensino à distância.

Por fim, sabemos que a utilização do reconhecimento facial no EAD não é novidade para o universo estudantil, algumas instituições de ensino já utilizam esse método e outras vêm implementando a tecnologia no dia a dia dos alunos. Porém, ainda enxergo um potencial enorme nesse segmento e situações como essa do Covid-19, tornam necessária nossa adaptação a uma nova metodologia. Cabe a nós é entender que o mundo digital nos ajudará a continuar ensinando e aprendendo, basta acreditar e investir!

Danny Kabiljo, CEO e fundador da FullFace.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.