A Ripple, fornecedora líder de soluções empresariais de blockchain para pagamentos, anuncia a parceria com o Banco Rendimento na aplicação da RippleNet Cloud, rede de global de pagamentos baseada na nuvem. Como o primeiro banco a usar a tecnologia Ripple inteiramente na nuvem, o Banco Rendimento junta-se a quase duas dúzias de instituições financeiras já operando em RippleNet Cloud no mundo.
Com RippleNet Cloud, bancos e instituições financeiras podem maximizar seus benefícios comerciais com maior velocidade de inovação e tempo de comercialização, enquanto reduzem o custo total de propriedade. O serviço permite o envio e recebimento de pagamentos entre instituições financeiras que integram a RippleNet, rede global de pagamentos em blockchain da Ripple, com uma integração fácil – o que significa menos atrito e mais padronização conforme as empresas escalam. As instituições financeiras que operam em nuvem também têm acesso à uma conexão mais fácil à RippleNet, mais flexibilidade e acesso a novos recursos. Até o momento, aproximadamente 30% do volume de transações da Ripple fluem através da nuvem – um aumento de 100% desde o início deste ano.
O Banco Rendimento, que ingressou na RippleNet em 2019, é pioneiro no mercado de pagamentos internacionais no Brasil. O banco está comprometido a fornecer serviços de pagamento de alta qualidade e custos justos para ajudar a aumentar ainda mais o ecossistema de pagamentos. Como o banco com maior volume de produção no país, Rendimento espera que o uso da RippleNet Cloud aumente seu volume de pagamentos até o primeiro trimestre de 2021. A instituição agora também pode oferecer aos clientes mais visibilidade, transparência e padronização de seus saldos, reduzindo a dependência de processos manuais de retaguarda, como verificações de reconciliação, por exemplo. O Banco Rendimento também já está se beneficiando de um menor custo total de propriedade – um benefício importante do RippleNet Cloud.
"Anunciamos planos para a expansão do ecossistema RippleNet no Brasil há um ano e, com o Banco Rendimento migrando para a RippleNet Cloud, estamos empolgados em ver nossa presença na região continuar a crescer", diz Luiz Antonio Sacco, diretor da Ripple para a América Latina. "O Brasil continua liderando a inovação em fintechs e está bem posicionado para criar um caminho a ser seguido pelo resto da América Latina."
"A migração de nossa infraestrutura de pagamento para o RippleNet Cloud nos permite oferecer a nossos clientes a melhor experiência", diz Jacques Zylbergeld, superintendente de FX do Banco Rendimento. "Os clientes agora podem desfrutar de mais transparência e navegação mais fácil para enviar pagamentos e negociar. A RippleNet também nos permite acessar parceiros globais, oferecendo uma solução padronizada e garantindo que os processos de integração e onboarding sejam desconectados", diz.
"A conexão com a RippleNet Cloud abriu as portas para trabalharmos com uma infinidade de instituições financeiras em todo o mundo. Temos o prazer de identificar e integrar rapidamente outros parceiros da RippleNet para expandir nossos serviços", disse Fernando Fayzano, CEO da Usend / Pontual. "Também desfrutamos de muitos outros parceiros que tentaram se conectar conosco através da RippleNet para alavancar nossos produtos de pagamentos internacionais de classe mundial. Esperamos ansiosamente um relacionamento produtivo e de longo prazo com a Ripple, quando fazemos parceria para modernizar pagamentos fronteiriços", diz.
No primeiro trimestre de 2020, 81% dos novos clientes da RippleNet optaram pela implantação na nuvem. Atualmente, a RippleNet opera em mais de 45 países em seis continentes.