RPA marca novo ciclo de automação nas empresas brasileiras

0

Em meio ao crescimento exponencial de novas tecnologias, o Robotic Process Automation (RPA) tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente nas empresas. RPAs são soluções que navegam pela interface dos sistemas e imitam ações humanas para automatizar processos de negócio.

Esses sistemas reproduzem o passo-a-passo das tarefas executadas por uma pessoa e podem incluir tecnologias como Inteligência Artificial (Artificial Intelligence – AI), que são algoritmos que simulam a inteligência humana, e Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML), que é um subconjunto de AI capaz de aprender usando associações de diferentes dados.

Um RPA pode executar o fluxo completo de um processo, desde a coleta de dados (banco de dados, arquivos, web, outros sistemas) até a geração de respostas. Também pode ser usado para integrar sistemas fazendo a troca e/ou coleta de informações na camada de navegação. Sua capacidade de automação, ao eliminar tarefas repetitivas na rotina dos profissionais, nunca foi tão importante.

Em meio à pandemia e com equipes cada vez mais enxutas, investir em RPA significa tornar a rotina operacional mais eficiente e, consequentemente, delegar aos colaboradores funções estratégicas e de maior valor agregado.

As vantagens operacionais refletem na escalabilidade desse tipo de solução nas empresas. O RPA Latam 2020, feito com 400 empresas de alto nível na América Latina, por exemplo, apontou o crescimento da automação em seus negócios.  De acordo com o relatório, o número de companhias que iniciaram a implantação de RPA em 2020, na comparação com o ano anterior, subiu de 36% para 44% dos negócios pesquisados.

É preciso reforçar, no entanto, que nenhuma solução de automação substitui entregas estratégicas dos seres humanos. E elas devem ser, inclusive, desenvolvidas de forma que facilitem a rotina de adaptação das equipes. Uma interface gráfica similar à já utilizada no sistema de gestão da companhia é um dos fatores que torna o RPA mais amigável e eficiente no dia a dia dos negócios.

Em suma, soluções de RPA otimizam tempo e automatizam tudo o que antes era preciso ser feito de forma operacional, com cliques, aberturas, pesquisas e retrabalho em digitação. Atualmente, em um cenário onde a transformação digital tornou-se fundamental para a adaptação dos negócios, manter a operação cada vez mais automatizada pode ser um fator decisivo entre voltar a crescer ou perder espaço de mercado.

Investir em ciclos de automação, sobretudo, torna-se um apoio crucial para que as pessoas estejam no centro da tomada de decisão, apoiadas por dados consolidados e confiáveis, com foco na execução de iniciativas estratégicas que visem fomentar o crescimento dos negócios.

Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.