IFC investe na BlaBlaCar para impulsionara mobilidade compartilhada

0

A International Finance Corporation (IFC) assinou um acordo para investir US$ 15 milhões (aproximadamente R$ 72 milhões) na BlaBlaCar para fomentar o crescimento da plataforma de viagens compartilhadas no Brasil e impulsionar o acesso a viagens que ofereçam praticidade, conveniência e menos impactos ambientais. O investimento da IFC, braço do setor privado do Grupo Banco Mundial, apoiará a expansão do mercado de caronas e marketplace de passagens rodoviárias da BlaBlaCar no país, onde a empresa conta com cerca de 12 milhões de membros.

Fundada em 2006 e presente no Brasil desde 2015, a BlaBlaCar utiliza tecnologia para ocupar assentos vazios nas estradas, conectando passageiros que procuram viajar com condutores ou empresas de ônibus. Desde então, a comunidade BlaBlaCar tornou-se a maior rede de viagens ecologicamente sustentáveis, com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.

A BlaBlaCar apresenta rápido crescimento no Brasil e boa recuperação após as fases mais agudas da pandemia, com o dobro de passageiros atualmente na comparação com 2019. No primeiro trimestre de 2022, a plataforma registrou uma média de 250 mil novos membros por mês. Desde 2020, a multinacional francesa também oferece passagens de ônibus para fomentar a digitalização das viações no Brasil. Hoje, são oferecidas 12 mil rotas, por 125 empresas, e a previsão é aumentar para 300 o número de parceiros até o final de 2022.

A iniciativa privada pode ser uma aliada importante na modernização da infraestrutura do sistema de transporte nacional do Brasil, além de ajudar a enfrentar desafios relacionados à digitalização, à otimização dos preços e à segurança. Atualmente, há predominância da venda de passagens em ambientes físicos, com as vendas online representando menos de 15% de toda a comercialização de bilhetes de ônibus.

A IFC tem experiência significativa no investimento em empresas inovadoras de mobilidade, incluindo Bolt, Tembici, Gojek e PickMe, e ajuda a acelerar o crescimento dos negócios com a injeção de capital, orientação estratégica e compartilhamento de conhecimento e redes locais. Sendo o único investidor da empresa exclusivamente focado nos mercados emergentes, a IFC pretende ajudar a BlaBlaCar a expandir suas operações no Brasil, Índia, México, Turquia e Ucrânia (pós-guerra).

O investimento da IFC está sujeito à aprovação dos acionistas da empresa, prevista para 23 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.