Publicidade
Início Blogueria Inteligência artificial e o segmento de educação – o que esperar desta...

Inteligência artificial e o segmento de educação – o que esperar desta união?

0
Publicidade

Os dois últimos anos foram particularmente desafiadores para o segmento da Educação. As instituições de ensino que já haviam se adiantado e iniciado um trabalho com plataformas digitais de ensino, mesmo que de maneira pontual, com uma ou outra atividade envolvendo corpo docente, discente e pais – no caso das escolas de Ensino Infantil ao Médio – conseguiram um pouco mais de fôlego no processo de adaptação ao ensino remoto, obrigatório no período mais crítico da pandemia.   

Já havia um movimento importante de desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação focado no setor educacional. Com a pandemia, porém, esse processo foi amplamente acelerado, a exemplo do que houve com o mundo corporativo.   

Na esteira desse desenvolvimento, podemos e devemos abordar a questão da Inteligência Artificial (IA) aplicada à Educação. Há anos venho estudando a IA e as vantagens que ela pode trazer às empresas de diversos setores. Obviamente, trata-se de uma tecnologia extremamente bem-vinda no universo acadêmico e educacional. Suas aplicações podem ser variadas e notoriamente haverá vantagens no processo ensino-aprendizagem.   

Pensando no educador, a Inteligência Artificial pode vir a ser uma aliada interessantíssima para uma série de atividades. Torna-se possível, por exemplo, elaborar provas e corrigi-las em poucos minutos, poupando um tempo importante do professor, que normalmente empregaria ao menos três ou quatro horas do seu dia nessas tarefas dependendo do tamanho e da quantidade de turmas para as quais ele ministra aulas. Com a IA, a publicação de notas no portal do aluno pode ser realizada de forma automática, com praticamente nenhuma chance de erro. Outra possibilidade interessante vem com a Inteligência Artificial como aliada do ensino à distância.   

Do ponto de vista do estudante, uma plataforma com aplicação de IA certamente seria um importante estimulador do aprendizado. As possibilidades são infinitas. É possível personalizar o ensino criando sistemas com o perfil de cada aluno para entregar uma comunicação mais assertiva a cada um. Pode-se desenvolver plataformas para tirar dúvidas e auxiliar os alunos no momento do estudo, de forma que possam aprofundar o conhecimento a respeito de determinados temas. Outra possibilidade que a IA traz é de identificação das disciplinas em que o aluno tem mais dificuldade e entrega de conteúdos didáticos com diferentes abordagens de um mesmo tema que o levem a compreender o que é tratado.   

Claro, também é possível explorar a gamificação e trabalhar em outras ferramentas que automatizem e facilitem ainda mais a vida dos professores e pedagogos, bem como em plataformas que tornem o aprendizado cada vez mais interativo. Pode-se dizer que ainda estamos no início de um processo longo de automatização baseada em sistemas inteligentes, que vão potencializar e revolucionar o setor educativo, estimular a aprendizagem e impactar o futuro positivamente. 

Mauricio Frizzarin, fundador e CEO da Qyon Tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile