Publicidade
Início Blogueria O artigo sobre automatização de processos que todo gestor deveria ler

O artigo sobre automatização de processos que todo gestor deveria ler

0
Publicidade

Quando pensamos em automatização de processos, logo nos vem à cabeça aquele grupo multidisciplinar colando post its nas paredes e as longas e intermináveis reuniões de mapeamento. Mas diferente disso, já existem outras maneiras muito mais efetivas. E eu vou explicar como. 

Segundo uma pesquisa da Forrester Research de 2020, em 65% das organizações, a TI não consegue concluir tudo aquilo que é pedido pelas áreas de negócios, por conta da grande demanda de projetos. Neste mesmo ano eu também estava olhando para dentro de casa e precisava achar formas de melhorar. 

O mais importante é que quando se assume a gestão de determinada área e encontra-se um cenário em que as tarefas são muito manuais, sem conexão com outros departamentos e os procedimentos estão escritos em documentos ou guardados na cabeça das pessoas, um alerta deve ser acionado para toda a organização.  

Logo pensamos na TI, mas que via de regra está ajudando em projetos que envolvem demandas de clientes, o que torna muito difícil entrar na fila de priorização. 

Para sair dessa, ganhar autonomia para automatizar os fluxos da equipe e organizar a conexão entre departamentos, prazos e tarefas, muitos gestores têm usado uma nova tecnologia, o low-code.  

A tecnologia low-code trouxe um novo termo chamado Citizen Developer, traduzindo para o português significa desenvolvedor cidadão. Na prática, ele é o colaborador que faz parte da sua equipe e não tem formação em tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas. Porém, consegue liderar a implementação da solução, pois o low-code possibilita a automatização de processos com pouco ou até mesmo nenhum uso de códigos.  

Neste momento você deve estar pensando “ninguém tem tempo para isso”. Não tem mesmo. Porque a falta de organização e retrabalho nos processos gera a sensação que estamos sempre trabalhando com o limite da capacidade da equipe. Mas, a partir do momento em que você se permite parar, organizar, conectar departamentos e automatizar processos e tarefas, tudo se torna mais fácil.  

Exemplos não faltam para mostrar a efetividade da tecnologia em qualquer área. De um hotel que está tendo problemas com processos financeiros, a uma empresa de mineração que identificou gargalos no departamento de custos. O mais importante é que o low-code cumpre a sua missão em curto prazo. No caso do resort, a redução de custos operacionais chegou a 5% em apenas 6 meses. 

O resultado é a otimização, integração e conexão destes fluxos com as demais áreas da empresa, com prazos definidos de maneira transparente e menos retrabalho.  Além de responsabilidades claras, menos tempo de treinamento, controle de lead time, de produtividade e claro, conseguir fazer a gestão da empresa. Nada funciona sem gestão. 

Uma equipe bem estruturada deve funcionar sem a presença instrutiva da gestão. Por isso, desacelere a sua rotina e organize a sua equipe. Dê estrutura para que as instruções sejam claras e os processos funcionem de forma orquestrada. Para chegar nesse ponto, utilize o poder da tecnologia low-code, escolha um citizen developer, aproveite a autonomia para automatizar processos e mãos na massa!  

Bruna Amaral Castro, Business Product Manager da Zeev. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile