GPA automatiza gestão de compras com solução do Mercado Eletrônico

0

Para gerenciar de forma ágil e automatizada o seu alto volume de transações de compra e garantir o controle de todas as fases do processo, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) adotou o módulo de e-Business Intelligence da solução do Mercado Eletrônico.

O GPA é um dos gigantes do setor varejista de alimentos no Brasil e o Mercado Eletrônico, uma plataforma de negócios que suporta operações de compra e venda entre empresas.

"O GPA lida, diariamente, com um alto volume de transações e a gestão dos dados que, além de ser criteriosa, deve ser ágil", afirma André Cruz, diretor de compras do Grupo Pão de Açúcar, ao justificar a realização do projeto.

Segundo ele, com a análise oferecida de forma automática nas telas do Mercado Eletrônico é possível direcionar os esforços de compras de indiretos de forma alinhada com os objetivos da companhia e de negócios.

 O e-Procurement contempla todas as etapas do processo de compras e permite monitorar as transações eletrônicas dos serviços ou produtos relacionados.

"Assim, conseguimos transformar o modelo de gestão da área, avaliar performances individuais e identificar pontos de melhorias", conclui.  

Segundo Victor Alves, gerente de BI e performance do Mercado Eletrônico, como o processo de compras é automatizado, é possível acompanhar os dados pelo Tracking de Transações.

"Essa função adequa-se perfeitamente às necessidades do Grupo [Pão de Açúcar], pois monitora as atividades dos usuários e fornecedores. Assim, a empresa reduz custos operacionais e, inclusive, administrativos", acrescenta Alves.

Atualmente, mais de 4 mil usuários utilizam a plataforma do Mercado Eletrônico.

Segundo Marcela Magnavita, gerente de compras do GPA, desenvolver gestão à vista de indicadores e transformar o gerenciamento da rotina foram movimentos necessários para elevar a área para um novo patamar de atendimento das várias empresas que compõem o grupo: Extra, Pão de Açúcar, Casas Bahia, PontoFrio, Assaí, entre outras.

"Os gestores têm maior visibilidade de dados, o que agiliza o processo e permite identificar causas de possíveis problemas; dessa forma, os colaboradores têm mais segurança para tomar decisões", afirma.

O e-Procurement assume as funções de requisição, cotação, catálogo, leilão reverso, pedido de compras, gestão de contratos, reposição de estoques, recebimento e pagamento.

A ferramenta utiliza a internet para otimizar o relacionamento entre os stakeholders e, integrada aos sistemas de gestão e aos legados, permite contemplar sofisticados níveis de workflow baseados em perfis de acesso. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.