Publicidade
Início Comunicações Mobile Uso da internet em escolas públicas cresce, mas conexão lenta ainda é...

Uso da internet em escolas públicas cresce, mas conexão lenta ainda é desafio

0
Publicidade

Professores e alunos brasileiros cada vez mais utilizam o computador e a internet em suas atividades em sala de aula. Nas escolas públicas, 46% dos professores declararam utilizar computador e internet em atividades com os alunos na sala de aula no ano passado, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2012, segundo constata a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A pesquisa aponta ainda que, embora a internet esteja presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%), a baixa velocidade de conexão à rede ainda é um desafio: 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps, enquanto este percentual é de 28% nas escolas particulares. Na percepção dos professores e coordenadores pedagógicos esta ainda se constitui em uma barreira para adoção das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.

Outro destaque do relatório está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas possuíam esse tipo de equipamento, no ano passado esse número chegou a 11%. A tendência à mobilidade é, de fato, crescente nas escolas brasileiras, visto que 71% das escolas públicas possuem acesso à internet sem fio (WiFi), um aumento de 14 pontos percentuais comparado a 2012.

A coleta de dados para a 4ª edição da pesquisa TIC Educação aconteceu entre setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile