Jogo Fófuuu auxilia no tratamento de crianças com lábio leporino

1

Os tratamentos de fonoaudiologia exigem que crianças com fenda lábio palatina, conhecida também como lábio leporino, se dediquem a diversos exercícios repetitivos todos os dias, mesmo fora do consultório, criando um enorme desafio para pais e fonoaudiólogos em mantê-las interessadas. Para ajudar a resolver este problema, os jovens Bruno Tachinardi e Trícia Araújo estão criando o Fófuuu, uma plataforma de jogos infantis para fonoaudiologia, que ganhou o prêmio BIG Starter para melhor jogo educacional no BIG (Brazil's Independent Game) Festival.

Tricia nasceu com lábio leporino e, sabendo como é passar sua infância seguindo a rotina do tratamento, junto de Bruno, transformou o que era chato em jogos divertidos. Em Fófuuu, quatro minijogos foram elaborados para auxiliar no aperfeiçoamento muscular, adequando a postura, a mastigação, a respiração, a deglutição (o processo de conduzir o alimento) e a fala.

"Um dos maiores desafios para o fonoaudiólogo é garantir que o paciente esteja motivado e reconheça a importância dos exercícios durante seu tratamento. As crianças hoje são nativas digitais e as abordagens terapêuticas precisam estar disponíveis neste novo ambiente. Fofuuu pode preencher este espaço, oferecendo um conjunto de ferramentas que estimula a criança na realização dos exercícios, em um ambiente lúdico e digital. Esse pode ser mais um recurso complementar, de fácil assimilação, no qual o profissional poderá utilizar seus conhecimentos, colaborando assim com os procedimentos tradicionais de tratamento", diz a fonoaudióloga Rejane Aparecida.

fofuu

O primeiro jogo é a "Ilha do Tesouro", onde o sopro prolongado ajuda a empurrar o barquinho, e a criança aprende a canalizar o ar pelas vias orais, além de fortalecer os músculos. Na "Arca de Noé", o sopro moderado ajuda a resgatar os animais, assim aprendem a controlar a força do fluxo de ar. No "Recife de Corais" o canto ajuda os animais a encontrar o coral de sua cor, usando sons mais graves ou mais agudos, habilidade essencial para a coordenação das cordas vocais com fluxo de ar adequado.

E o "Ataque Pirata!", onde a criança deve pronunciar as palavras completas, com reconhecimento de voz e pronuncia do fonema para salvar os animais dos navios inimigos. Lembrando que a influência das vibrações do crânio distorcem o que nós achamos que falamos, o jogo reproduz o áudio da fala da criança fazendo com ela reconheça como sua fonetização realmente ocorreu.

"O tratamento da Ana Clara começou ainda quando estava na barriga, através das orientações que recebi sobre amamentação e desenvolvimento. A terapia semanal começou aos 3 anos, e agora que ela já tem 06, é difícil mantê-la concentrada nos exercícios todos os dias. Já com o joguinho, ela irá brincar e executar o tratamento ao mesmo tempo, sem perceber", diz Patricia Sakavicius, mãe de Ana.

1 COMENTÁRIO

  1. Amei de saber sobre está nova ferramenta e gostaria de saber se a mesma serve também para os adultos? E como faço para adquira-la?
    Desde de já muito obrigada pela atenção e estão de Parabéns os idealizadores desta ideia maravilhosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.