A Tata Consultancy Services (TCS), braço de tecnologia da informação do grupo indiano Tata, fechou o primeiro trimestre do ano fiscal de 2017, encerrado em 30 de junho, com lucro líquido de US$ 940 milhões, o que representa um aumento de 4,7% na comparação com os US$ 898 milhões registrados em igual período do exercício fiscal anterior. Na mesma base de comparação, a receita também teve alta, de 8,1%, totalizando US$ 4,3 bilhões, ante US$ 4,2 bilhões.
Durante o primeiro trimestre, a TCS registrou uma receita incremental de US$ 155 milhões — a mais alta nos últimos sete trimestres — impulsionada por um forte crescimento nos mercados da América do Norte, Reino Unido e Europa. A Índia foi destaque entre os mercados emergentes.
De acordo com o informe de resultados, a adoção de soluções de nuvem e big data/analytics está gerando demandas nos setores de manufatura, energia, utilities e comunicação, enquanto transformações na linha de frente estão contribuindo para o crescimento nos segmentos de telecomunicações e mídia.
Entre os destaques financeiros do trimestre, a TCS destaca a conquista de seis clientes com faturamento na faixa de US$ 20 milhões e a conquista de quatro clientes com faturamento na faixa de US$ 50 milhões.
"Esse foi um trimestre com equilíbrio entre desempenho financeiro, crescimento de receita, rentabilidade e geração de caixa. Nossa abordagem disciplinada para operações nos ajudou a superar os obstáculos, entre eles aumento anual de salário e promoções, volatilidade do câmbio e do mercado global durante o trimestre. Continuamos a investir em pessoas, plataformas e produtos para fortalecer nossa posição competitiva nos principais mercados", disse o diretor financeiro (CFO) da TCS, Rajesh Gopinathan.